Onix tira zero em teste de colisão; Proteste pedirá para modelo ser retirado do mercado
Nesta quinta-feira (11), o Latin NCAP divulgou as novas notas de seus testes de colisão. Carro mais vendido no Brasil, o Chevrolet Onix decepcionou
Atualizado às 15h10
Nesta quinta-feira (11), o Programa de Avaliação de Carros novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou as novas notas de seus testes de colisão. Carro mais vendido no Brasil, o Chevrolet Onix não conseguiu nenhuma estrela na proteção para adultos. Para ocupantes infantis o resultado foi melhor, obtendo três das cinco estrelas possíveis.
O resultado fez com que a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), parceira do Latin NCAP, se posicionasse afirmando que vai pedir a retirada do Onix do mercado. Procurada pelo Garagem360, a Chevrolet divulgou uma nota em que diz que seu veículo “cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”. A marca norte-americana também afirma que tem investido na melhoria da segurança rodoviária em todo o mundo e que busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.
“É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP”, aponta Henrique Lian, gerente de relações institucionais e mídia da Proteste. “De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos, respectivamente.”
Segundo o Latin NCAP, o principal problema foi no teste de impacto lateral. Ele evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, principalmente porque o Onix não contava com dispositivos de absorção de energia para este tipo de colisão.
Quem também teve um mal desempenho foi o Kia Rio Sedan. Importado da Coreia do Sul, mas sem ser vendido no Brasil, o modelo foi ainda pior que o Chevrolet. Ele não obteve estrelas na proteção para adultos e só conseguiu uma na proteção para crianças. Seu problema foi a falta dos airbags e freios ABS, além do cinto de segurança também ter deixado a desejar.
Clube da vergonha
Embora o resultado dos modelos tenha sido decepcionante, eles não são os únicos. Confira na galeria outros carros que também foram mal no teste de colisão.
Chery QQ: zero estrelas para adultos e crianças |Foto: Divulgação
A versão analisada foi sem airbags, mas a estrutura do New QQ deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP em julho de 2015 |Foto: Divulgação
Chevrolet Agile: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Testado também sem airbags, já que em julho de 2013 eles ainda não eram obrigatórios no País, o Agile só conseguiu pontuar na avaliação para crianças no banco traseiro; o modelo siau de linha em 2014 |Foto: Divulgação
Chevrolet Celta: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Descontinuado em 2015, o Celta foi avaliado em 2011 sem airbags; a carroceria ficou bastante comprometida após o final do teste |Foto: Divulgação
Chevrolet Classic: uma estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
Recém-aposentado, o veterano Corsa Classic foi avaliado na mesma época do Celta, em 2011, e foi ainda pior que o hatch na avaliação |Foto: Divulgação
Fiat Palio: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
O modelo antigo do Palio foi um dos primeiros a ser analisado pelo Latin NCAP, mas também não conseguiu proteger muito bem seus ocupantes |Foto: Divulgação
Fiat Uno: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Assim como o Palio, o Uno também não foi bem, conseguindo as mesmas estrelas que seu irmão maior no teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Ford Fiesta: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Na verdade o modelo analisado pelo Global NCAP, na Europa, foi o Ford Figo, versão indiana do antigo Fiesta Rocam brasileiro; sem airbags, o hatch foi mais um que decepcionou na avaliação |Foto: Divulgação
Ford Ka: uma estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
A geração antiga do Ka também foi avaliada sem airbags e decepcionou na proteção para adultos em teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Jac J3: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
Testado em 2012 pelo Latin NCAP, o J3 conseguiu as mesmas notas que diversos hatchs brasileiros, mas a versão do chinês tinha airbag duplo, que pouco adiantou para contribuir em sua nota |Foto: Divulgação
Kia Picanto: zero estrela para adultos e uma estrela |Foto: Divulgação
No Brasil o Picanto sempre teve aibags, mas a versão testada não tinha as bolsas infláveis, o que contribuiu para a avaliação ruim do hatch |Foto: Divulgação
Lifan 320: zero estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
Também não foi analisado com airbags, mas sua carroceria fiou bastante deformada após o impacto |Foto: Divulgação
Nissan Tiida Sedan: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Nunca fez muito sucesso no Brasil, assim como seu crash-test sem airbags feito pela Latin NCAP em 2015 |Foto: Divulgação
Peugeot 207: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Sucedido pelo 208, o hatch é mais um a não conseguir boa nota na versão sem airbags na avaliação do Latin NCAP |Foto: Divulgação
Renault Clio: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: Divulgação
Próximo da aposentadoria no Brasil, o Clio decepcionou no teste realizado em 2013 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Renault Kwid: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Confirmado para o Brasil, o Kwid não foi bem no teste feito pelo Global NCAP; tanto a versão sem airbag como a equipada com a bolsa inflável para o motorista receberam a mesma nota; a Renault se manifestou e disse que a versão nacional terá estrutura reforçada e seguirá as normas nacionais |Foto: Divulgação
Renault Sandero: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
A geração antiga do Sandero foi mais um hatch a decepcionar sem os airbags; a avaliação foi feita em 2012 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Suzuki Swift: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: By OSX (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
O Swift foi vendido no Brasil somente na versão esportiva, mas no teste feito pelo Global NCAP, com uma versão mais básica e sem airbags, o hatch japonês teve desempenho abaixo da média |Foto: Divulgação
Volkswagen Gol: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Em 2010, em um dos primeiros testes do Latin NCAP, o Gol foi testado e não foi bem na versão sem airbags |Foto: Divulgação
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.