Chevrolet faz 100 anos de Brasil: relembre a história da marca
Chevrolet faz 100 anos de Brasil: relembre a história da marca e o sucesso do vídeo publicitário que comemora esta data.
Um marco histórico para a indústria automotiva brasileira. A GM Chevrolet faz 100 anos de Brasil em 2025 e consolida sua presença no país com uma série de ações publicitárias para comemorar a marca.
Chevrolet faz 100 anos de Brasil
Fundada em 1908 por William Crapo Durant, a General Motors viveu sua primeira fase de expansão global na década de 1920.
No Brasil, a Ford já tinha uma linha de produção em São Paulo, desde 1919, mas a GM ainda engatinhava por aqui com a importação de modelos como o Cadillac e o Oldsmobile de suas subdivisões.
A primeira unidade só foi inaugurada em 26 de janeiro de 1925. A General Motors Brasileira S.A., teve como sede o bairro do Ipiranga, em São Paulo.
De lá para cá, a Chevrolet acompanhou a evolução do cenário automobilístico no Brasil, oferecendo veículos que se adaptaram às necessidades e aos sonhos dos brasileiros.
Veja um pouco dessa trajetória:
Anos 30 – Nos anos 30, a GM inaugurou o escritório em São Caetano do Sul, sede da empresa até hoje.
Anos 40 – A montadora começa a fabricar baterias e molas devido a escassez de produtos por conta da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, a empresa importa os ônibus GM Coach, com motor a diesel instalado na traseira.
Anos 50 – A GM já é a marca mais vendida no Brasil, graças ao sucesso dos seus sedans confortáveis e indestrutíveis sedãs de 1949 a 1954.
Anos 60 – Inicia-se a produção da linha C-14 que daria origem a Veraneio e o Opala, que seria o primeiro carro de passeio inteiramente produzido pela pela General Motors no Brasil.
Anos 70 – O Chevette é o carro mais vendido da marca. A linha Opala ganha motorizações mais robustas, como o motor 250-S. Também se destaca a station wagon Caravan, lançada em 1975.
Anos 80 – Chega o Monza ao mercado fruto do Projeto J, um projeto mundial da GM.
Anos 90 – Uma das décadas mais importantes para a GM no Brasil. Chega o Monza com injeção eletrônica, Omega, Vectra, Corsa, além de Blazer e a picape S10.
Anos 2000 – Estreiam os modelos Meriva e a Zafira. O Celta também dá as caras, produzido na nova fábrica (em Gravataí, Rio Grande do Sul).
Anos 2010 – Na década, a montadora lança o Cruze, Spin e o Cobalt, mas não tão arrebatador quanto o Onix, que perdura até hoje como um dos mais vendidos da marca.
Anos 2020 – A marca lança o Trailblazer. Do exterior chegam os eletrificados: Bolt EV e mais recentemente Equinox e Blazer EV.
100 anos em números
Desde sua chegada ao Brasil, a GM Chevrolet acumula mais de 20 milhões de veículos produzidos, um número que impressiona e demonstra o quão bem aceita é a marca no país.
São 5 fábricas: Gravataí (RS), Joinville (SC), Mogi das Cruzes (SP), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP).
Mais do que isso, a Chevrolet sempre esteve à frente do seu tempo, introduzindo tecnologias novas como os motores flex, sistemas de seguranças avançados e conectividade.
Tudo isso e a qualidade de seus produtos foram suficientes para torná-la uma das marcas mais queridas e confiáveis do brasileiro.
Vídeo em comemoração aos 100 anos da GM Chevrolet
A marca ainda lançou um vídeo com a narração da atriz vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar, Fernanda Torres com o filme “Ainda Estou Aqui”. Na trama, interpreta a advogada e ativista Eunice Paiva, que dirige um Opel Kadett 1968 cupê, fabricado entre 1965 e 1973.
“O filme publicitário que celebra os 100 anos de atividades da GM no Brasil é uma homenagem da empresa às grandes conquistas sociais, tecnológicas e econômicas do país neste último século, ilustrado por veículos icônicos da Chevrolet que acompanharam gerações de consumidores ao longo deste período”, ressalta a marca.
Veja o vídeo abaixo:
No hotsite “100 anos de Chevrolet”, lançado apenas para a comemoração, ainda é possível assistir outros vídeos e acompanhar muito material interessante dessa trajetória de 100 anos.
Leia também:
A história do Opala que atingiu mais de 315 km/h na rodovia de Santos
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.