A história do Opala que atingiu mais de 315 km/h na rodovia Rio-Santos

Imagina um Opala chegar a 315 km/h? Isso aconteceu no início da década dos anos 1990, na BR-101, em São Paulo; confira a seguir:

Imagina um Opala chegar a 315 km/h? Isso aconteceu no início da década dos anos 1990, na BR-101, no município de Bertioga, em São Paulo. Veja a seguir os detalhes deste feito:

Opala alcançou 315 km/h em rodovia

A história do Opala que atingiu 315 km/h na rodovia Rio-Santos

(Foto: Créditos/Arquivos Dana)

No dia 15 de outubro de 1991, na rodovia BR-101, no município de Bertioga, o piloto Fábio Souto Mayor, com um Opala de Stock Car, atingiu velocidade de 303,157 km/h e quebrou o recorde brasileiro de velocidade.

A marca foi definida pela média de velocidade atingida nas tentativas previstas no regulamento internacional. O opala chegou a superar os 315 km/h e também permanece insuperável até hoje em território brasileiro.

Por este feito inédito, Fabinho e o seu Opala totalmente restaurado pela Dana, um dos principais fabricantes globais de componentes automotivos, foram homenageados no último dia 16 de abril no Autódromo de Interlagos, durante a segunda etapa da Old Stock Race.

O piloto destacou que o feito ainda está vivo na sua lembrança, inclusive o momento quando o capô do motor simplesmente se soltou e voou como uma folha de papel.

“A expectativa era atingir 260 km/h, pois os pneus utilizados eram para velocidades de até 240 km/h e não aguentariam uma velocidade tão alta porque a pista de piso ondulado provocava forte instabilidade direcional. A gente não imaginava que conseguiríamos atingir os 300 km/h e os pneus não estouraram por sorte”, comentou o piloto Fabinho, responsável por atingir a marca história.

O feito é mais surpreendente porque conseguiram superar os 300 km/h com um modelo nacional, lançado no final dos anos de 1960 e preparado por experientes profissionais brasileiros, como Camilo Christófaro Júnior e Silvio Longo.

Fábio Sotto Mayor nasceu em Ribeirão Preto, onde iniciou a sua paixão pela velocidade. Aos 18 anos disputou sua primeira corrida de Fuscas em sua cidade natal e rapidamente chegou na Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro, onde correu por 25 anos e foi campeão em 1988, além de conquistar quatro vice-campeonatos.

Opala histórico passou por processo de restauração

A história do Opala que atingiu 315 km/h na rodovia Rio-Santos

(Foto: Créditos/Arquivos Dana)

A restauração do automóvel fez parte das comemorações de 75 anos da Dana no Brasil, empresa especializada no desenvolvimento e produção de componentes para a indústria automobilística,

Além do desenvolvimento e produção de componentes automobilísticos, a Dana sempre prestigiou o esporte brasileiro, com a restauração do Copersucar, primeiro carro da Fórmula 1 desenvolvido e construído no Brasil.

O trabalho de restauração do Opala teve início com a busca de um automóvel da Stock Car semelhante ao utilizado por Sotto Mayor em Bertioga e que se enquadrasse no regulamento vigente entre 1987 a 1993.

Um modelo foi encontrado em Artur Nogueira, interior de São Paulo, uma réplica do carro que levou a dupla formada por Angelo Giombelli e Ingo Hoffmann ao título da temporada de 1993.

As peças fabricadas pela Dana foram obtidas e instaladas com a colaboração de técnicos e mecânicos especializados em cardan e diferencial, inclusive o famoso eixo diferencial Dana 44 e seu cardan.

Os componentes fabricados especialmente para a Stock Car, como as rodas de liga leve usadas na época, foram obtidas com um colecionador. Já os pneus Pirelli com medidas especiais vieram de um fabricante do exterior.

O carro do recorde não tinha as rodas e pneus originais da Stock de medidas 265x40xR16 e sim um jogo de aro 14, uma configuração mais baixa e mais agressiva.

Para relembrar este feito, o podcast “Muito além de rodas e motores” gravou um programa com o piloto Fabinho. Para ouvir, clique aqui.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA