Chery IQ decepciona e Jeep Renegade impressiona em testes de segurança

Compacto zerou e SUV obteve classificação máxima nas avaliações do Latin NCAP

Hoje, dia 15 de junho, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) divulgou os resultados de suas últimas medições. De acordo com o estudo, o Chery IQ, produzido na China, ganhou nota zero no quesito segurança dos ocupantes em caso de colisão. Já o Jeep Renegade obteve cinco estrelas (nota máxima). O Fiat Palio foi outro modelo testado. E mais relatórios serão divulgados pela entidade nos meses de setembro, novembro e dezembro.

855a54e4b3741f_2

Chery IQ não conseguiu nenhuma estrela nas avaliações | Foto: Divulgação

A versão básica do IQ é oferecida de fábrica sem airbag. Por conta disso, o veículo não recebeu nenhuma estrela em relação à proteção de ocupantes adultos. Para piorar, a fabricante não recomenda a utilização de cadeirinhas para crianças que estejam no banco traseiro, o que também não lhe garantiu pontuação quanto à segurança dos pequenos.

Produzido no Brasil, o Jeep Renegade  conta com dois airbags, cintos de segurança (com lembretes de sua utilização) que protegem corretamente os ocupantes de impactos frontais e laterais, e freios ABS. A quantidade de itens voltados para a segurança dos passageiros rendeu nota máxima ao carro nas duas categorias, infantil e adulto. Foi a primeira vez que um modelo fabricado no país conquistou tais resultados.

Novo Palio conquistou quatro estrelas no quesito de segurança para adultos e três para crianças | Foto: Divulgação

Novo Palio conquistou quatro estrelas no quesito segurança para adultos e três para crianças | Foto: Divulgação

Por fim, e com notas médias, o novo Fiat Palio conquistou quatro estrelas na proteção para adultos e três para crianças. Entre os itens de segurança, o hatch conta com sistema de lembrete de uso do cinto (SBR) em todas as versões. Além disso, há pouco tempo a marca italiana realizou melhorias no manual de instruções para a instalação de sistemas de retenção infantil, e isso foi levado em conta no estudo.

De acordo com María Fernanda Rodríguez, do Latin NCAP e da Fundação Gonzalo Rodríguez, a organização está feliz com os resultados obtidos e pelo esforço que algumas empresas estão fazendo para melhorar as classificações de seus veículos no ranking. “Estamos muito satisfeitos ao ver como alguns fabricantes levam a sério a segurança infantil. Está na hora de todas considerarem este assunto da mesma forma”, diz.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA