Chefão da Lamborghini testa padrão de carros da Hyundai como modelo
Entenda os motivos pelos quais o Chefão da Lamborghini fez testes em carros da Hyundai
Um dos principais dilemas que a Lamborghini tem enfrentado recentemente é em relação ao desenvolvimento do seu primeiro veículo totalmente elétrico. Isso porque, a montadora ainda não sabe como trazer para o mercado uma experiência sonora à altura de um superesportivo italiano, sem o barulho do V10 ou V12.
O que disse o CEO da Lamborghini?
De acordo com o CEO da marca, Stephan Winkelmann, a Lamborghini ainda não sabe como desenvolver um modelo sem a presença deste rugido.
Para isso, a marca tem testado e avaliado sons de outros veículos elétricos. Entre eles, vale citar o Hyundai Ioniq 5 N. Esse modelo tem se destacado por proporcionar uma das melhores experiências auditivas entre os EVs.
Ele conta com sons artificiais do propulsor, estouros de escapamento e, inclusive, simulações de troca de marchas. Contudo, Winkelmann não ficou convencido pela proposta de sons falsos do propulsor a combustão.
“Pessoalmente — e isso não quer dizer que será a decisão final —, eu tendo a discordar da ideia de sons de motor a combustão em carros elétricos.”, explico o executivo.
O executivo completa:
“Como o carro responde, como entra e sai das curvas, como freia, como entrega o comportamento dinâmico, isso é o que mais importa”, destacou.
Mesmo assim, o CEO da montadora revelou que haverá uma alternativa de condução totalmente silenciosa. Isso foi decidido para aproveitar um dos atributos mais naturais dos carros elétricos.
Leia também:
-
Conheça a Ferrari de R$ 7 milhões que acaba de chegar no Brasil
-
Os 15 melhores carros usados em 2025: continuam valendo a pena
Quando a Lamborghini pretende tomar a decisão sobre o seu veículo elétrico?
É importante dizer que o som definitivo ainda está em um período de desenvolvimento. Além disso, a montadora tem entre quatro a cinco anos para tomar uma decisão.
Esse prazo existe porque o lançamento do Lanzador foi alterado para 2029 ou, quem sabe, em 2030. Logo, a marca terá mais tempo para definir todas as questões técnicas e sensoriais sobre esse modelo. Vamos aguardar!
E você, como avalia a preocupação da Lamborghini para o seu primeiro carro elétrico? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Nova Yamaha Fazer híbrida chega ao mercado por R$ 8 mil