Vai viajar nas férias? Veja como checar se os pneus estão em ordem

Notícias 20 de dezembro de 2018 Maria Beatriz Vaccari 0

Quem pretende pegar a estrada nas férias precisa fazer uma revisão geral no carro para evitar problemas. Checar os pneus, por exemplo, é um fator muito importante para garantir que o trajeto seja tranquilo e seguro. Isso porque os quatro itens podem influenciar diretamente no desempenho dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem.

LEIA MAIS: De pneus a fluidos: checklist para quem vai pegar a estrada nas férias
Borracha, aço e nylon: conheça os materiais usados para fabricar pneus

“O proprietário precisa realizar uma checagem semanal da pressão dos pneus e respeitar a calibragem indicada pelo fabricante do veículo, que deve ser verificada com os pneus frios. Também é importante não esquecer de verificar o estepe, que deve ser calibrado com uma pressão maior (até 5 psi acima dos demais)”, explica José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

Evite o desgaste dos pneus

Checar o alinhamento e o balanceamento do carro também ajuda a evitar o desgaste irregular dos pneus. Além disso, vale a pena ficar atento ao rodízio, que consiste na inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros.

“O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo. Na falta deste, ele pode ser feito a cada oito mil quilômetros para pneus radiais e a cada cinco mil para os diagonais”, conta Quadrelli.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Pressão ideal dos pneus

Calibrar os pneus ajuda a economizar combustível. Ve0ja qual é a medida ideal para o seu carro: