Certificado de Registro e Licenciamento Veicular vencido: veja as consequências

Todo e qualquer motorista sabe da devida importância de estar em dia com a documentação de seu automóvel, incluindo o tão falado Certificado de Registro e Licenciamento Veicular.

Apesar de obrigatório, o CRLV ainda gera diversas dívidas, principalmente quando o assunto é o vencimento do documento e as penalidades atribuídas a isso.

Quer entender todos os detalhes? Acompanhe o Garagem360 e veja o que é preciso para ficar em dia!

Como emitir o licenciamento do um automóvel?

Bem, de forma simples e breve, vale dizer que emitir o licenciamento de um automóvel é um processo que varia um pouco de estado para estado no Brasil, mas geralmente envolve o pagamento de todas as taxas e débitos vinculados ao veículo.

Essas taxas e débitos contam, inclusive, com o devido pagamento do IPVA anual, o seguro obrigatório (se houver) e possíveis multas e demais pendências registradas.

Assim, após a devida quitação dos débitos, o CRLV pode ser emitido eletronicamente através dos sites dos DETRANs estaduais ou aplicativos oficiais, como o SNE (Sistema Nacional de Trânsito) e o Carteira Digital de Trânsito.

Feito isso, o documento pode ser gerado e armazenado digitalmente no seu aparelho celular, o que torna o processo de apresentação, quando necessário, extremamente mais simples.

Fique de olho: Já quitou o IPVA? CRLV ainda pode estar em aberto e com mais de R$ 200,00 a pagar

O que acontece se eu for pego com o CRLV vencido?

Rodar com o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) fora do prazo pode trazer diversas consequências legais para o motorista, visto que conduzir veículo com o licenciamento vencido é considerado pelo CTB uma infração de trânsito gravíssima.

As penalidades incluem:

  • Multa no valor de R$ 293,47
  • Sete pontos adicionados à Carteira Nacional de Habilitação
  • Risco de retenção do automóvel

Como regulariar o CRLV vencido?

Para regularizar o CRLV, o proprietário do veículo deve acessar diretamente o site do DETRAN do seu estado e/ou o órgão responsável pelo recolhimento do documento.

Assim sendo, após emitir a guia de pagamento, é possível quitar o débito em diferentes bancos autorizados, assim como em casas lotéricas ou mesmo via internet banking.

Por fim, é importante destacar que o documento é obrigatório para todo e qualquer motorista brasileiro, o que significa que todos estão sujeitos às devidas penalidades.

Aproveite para conferir: Curte fazer ultrapassagens? CUIDADO! Nova lei chega para acabar com ação dos apressadinhos

ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar