Casa sobre rodas: motorhome tem estrutura de residência para viajantes

Motorhomes são casas sobre rodas. Tratam-se de automóveis adaptados para que pessoas possam rodar por estradas e morar neles ao mesmo tempo. Eles têm diferentes tamanhos – comportam até cinco pessoas. As empresas que os fabricam utilizam chassis originais de marcas como Iveco, Mercedes e Volkswagen para transformação do veículo.

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Estrutura da casa sobre rodas

Garagem360 conversou com duas fabricantes do automóvel adaptado. Entre eles, os pontos em comum foram a possibilidade de comprar um veículo pronto, com espaço e cômodos já distribuídos, ou iniciar um projeto do zero partindo do chassi. No segundo cenário, é possível alterar a estrutura da casa sobre rodas de acordo com a necessidade de quem vai adquiri-lo.

Veículos de um a três eixos são as bases dos motorhomes da Vettura. “O tamanho do projeto vai interferir na escolha entre eles. Eu comparo que é como construir uma casa – é preciso pensar em alicerce, parede e tamanho dos ambientes”, afirma o sócio da empresa Bernardino Martins.

Um dos modelos da Santo Inácio | Divulgação

Para quem deseja mais espaço dentro da casa sobre rodas, seja por comidade ou pela quantidade de ocupantes, o representante da Vettura informa que é possível fazer salas móveis. “Dá para movimentar a divisão entre esse ambiente e os quartos, por exemplo, e aumentar o tamanho desse segundo cômodo. Varia de acordo com o projeto.”

A variação entre os modelos prontos é grande. Na Vettura, ao todo, são seis opções padrão e outras edições especiais. Situação similar são os motorhomes fabricados pela Santo Inácio. Ana Andréia trabalha no setor comercial da empresa e informa que contam com oito tamanhos diferentes de veículos.

“Cada projeto possui suas particularidades e funcionalidades, mas podemos dizer que todos têm: quarto com cama de casal ou camas separadas, lavabo equipado com água quente e fria, toalheiro aquecido e espelhos.” Além disso, a profissional afirma que os modelos são montados a partir de um chassi novo, sob escolha do cliente.

Bernardino apresenta duas situações – os motorhomes que têm o chassis adquiridos separadamente pelo cliente e aqueles optam por comprar direto com a Vettura. “Entretanto, eu recomendo ao cliente comprar à parte e trazer para que eu faça carroceria.”

Técnica e norma

Apesar do tamanho e personalizações, a manutenção do motorhome é similar a de um veículo convencional. Troca de óleo e revisão de pneus são os exemplos citados por Bernardino. Além disso, Ana Andréia afirma ser necessário respeitar as especificações do chassi – uma peça desta pode suportar, por exemplo, 45 toneladas e o projeto deve considerar o limite de peso.

Parte do interno de um dos modelos de motorhome da Santo Inácio | Divulgação

Situação parecida pode ser notada ao pensar nos cuidados no interior do veículo. Assim como em uma casa, trocas de lâmpadas, resistências de chuveiro e conservação de pinturas precisarão ser feitas conforme o uso.

Seja por fora ou por dentro, a transformação de um automóvel precisa respeitar condições e limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução n.º 369 de 2010 prevê a mudança de veículos convencionais em motorhomes para uso pessoal ou comercial. Ônibus e caminhonetas são os citados pelo órgão.

Após a transformação do automóvel em motorhome, é necessário que o proprietário submeta o modelo para avaliação do Detran do local de registro do veículo, munido de Certificado de Adequação de Trânsito (CAT), nota fiscal que comprove as modificações e Certificado de Segurança Veicular.

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