Carros voadores no Brasil podem se tornar realidade
Uma parceria envolvendo a Eve Urban Air Mobility e a Flapper será feita com o objetivo de viabilizar a operação de "carros voadores" por aqui.
Qual é a primeira coisa quando falam de carros voadores? Bom, provavelmente você se lembrará de um antigo desenho famoso que retrata uma família no futuro. Saiba que as tecnologias usadas por eles podem se tornar realidade.
Uma parceria envolvendo a Eve Urban Air Mobility (uma subsidiária ligada à EmbraerX) e a Flapper será feita com o objetivo de viabilizar a operação de um sistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) por aqui.
Carros voadores no Brasil
O acordo entre as duas empresas foi anunciado na última quinta-feira (22). De acordo com o comunicado divulgado pela Embraer, ela irá fornecer até 25 Veículos Elétricos de Decolagem e Pouso Vertical (eVTOLs) para a empresa brasileira que atua no setor de aviação privada.
O acordo prevê o fornecimento de 25.000 horas de voo por ano. Para isso, uma plataforma sob demanda seria criada para fazer as reservas.
Em um primeiro momento, as viagens seriam feitas por helicopteros. Os dados coletados durante os trajetos seriam bastante cruciais para a fabricação dos eVTOLs. No futuro, frota da Flapper contaria alguns veículos do tipo.
Ao todo, seis cidades foram escolhidas para a implantação do sistema. São elas:
- São Paulo (Brasil)
- Rio de Janeiro (Brasil)
- Belo Horizonte (Brasil)
- Santiago (Chile)
- Bogotá (Colõmbia)
- Cidade do México (México)
Leia mais: Conceito da Mini promete trazer soluções para o futuro da mobilidade
“Seis das dez maiores frotas de helicópteros urbanos estão na América Latina e a região atualmente possui a infraestrutura mais densa do mundo para este tipo de aeronave. Junto com a alta aceitação da UAM em nossos mercados de operação, estamos perfeitamente posicionados para liderar a revolução da mobilidade aérea no setor. ”, destacou Paul Malicki, CEO da Flapper.
eVTOLs e o futuro da mobilidade
Além disso, os planos da EmbraerX e da Eve Urban Air Mobility com os chamados carros voadores são bastante ambiciosos, quando se trata do novo plano de mobilidade. As empresas já possuem projetos para levantar vôo durante esta década.
De acordo com o site “Automotive Business”, a Eve irá fazer 200 eVTOLs para rodarem nos Estados Unidos e no Reino Unido em 2026. A empresa operadora seria a norte-americana Halo. Outra empresa do país que terá este tipo de serviço é a Blade Air Mobility,
O mercado asiático não fica muito atrás. E mais uma vez a empresa da EmbraerX está envolvida. No mês passado, a empresa brasileira fechou uma parceria com a Ascent. A start-up irá oferecer alguns serviços, como taxi aéreo, carga e transporte aeromédico.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.