A segurança se tornou um dos principais pilares para a escolha de um novo automóvel e a partir de 2024, a lista de itens obrigatórios em carros será maior, justamente para ampliar a condução segura no trânsito; veja alguns deles.
Itens obrigatórios em carros terá lista ampliada a partir de 2024
Os carros vendidos nos últimos anos estão mais completos, seja em nível de conectividade, conforto e segurança. Esse último inclusive, tem se tornado um fator primordial para a escolha de um novo veículo.
Tais mudanças vêm de encontro com a adequação do novo gosto do consumidor, bem como o conjunto de leis que estipulam o que deve ser obrigatório ou não dentro de um carro.
VEJA TAMBÉM
Com o objetivo de aumentar a segurança veicular e consequentemente diminuir as altas taxas de acidentes nas estradas brasileiras, o programa Rota 2030 estipula o aumento gradativo dos itens de segurança veicular, uma vez que dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, afirmam que o Brasil é o terceiro país com maior número casos de mortes no trânsito, atrás da índia e China.
A partir de 2024, por exemplo, equipamentos que hoje são opcionais e em alguns casos vendidos como um pacote adicional de segurança, serão obrigatórios para os próximos lançamentos e veículos 0 km.
No caso de carros novos alguns itens já são obrigatórios desde 2020, como é o caso do teste de impacto lateral, sistema eletrônico de controle e estabilidade, alerta do cinto de segurança desfivelado. Porém, a partir de 2024, os três sistemas citados também deverão compor todos os veículos 0 km vendidos no país.
Já em 2021, os carros novos tiveram que incluir na lista de itens obrigatórios o alerta de colisão, luzes de rodagem diurna e repetidores laterais das luzes de seta. Ambos, também equiparão todos os carros 0 km a partir de 2024.
Itens de segurança que serão obrigatórios nos próximos anos
Proteção contra impactos frontais em utilitários
2024 para carros novos e 2026 para modelos 0 km
Câmera de ré ou sensor de aviso sonoro
2025 para carros novos e 2027 para veículos 0 km
Proteção de impacto ao pedestre
2025 para carros novos e 2030 para carros 0 km
Proteção de impacto lateral contra poste
2026 para veículos novos e 2030 para carros 0 km
Tendência é de encarecimento dos veículos
Por mais que os itens citados sejam necessários para fortalecer a segurança veicular, a tendência é que a adoção dos novos itens obrigatórios deixem os carros ainda mais caros, uma vez eu a lista de equipamentos obrigatoriamente será mais reforçada.