Carros proibidos pela Uber: entenda a polêmica e veja a lista que afeta os motoristas

A Uber atualizou sua lista de carros aceitos e gerou polêmica. Veja a lista de modelos proibidos e entenda o que muda para os motoristas

A lista de carros proibidos pela Uber para as categorias Comfort e Black foi atualizada, gerando uma onda de reclamações e incertezas entre os motoristas parceiros. A nova regra, que passa a valer em 2026, exclui até mesmo modelos recém-lançados no mercado. Acompanhe o Garagem360 e entenda!

Quais são os carros proibidos pela Uber?

A mudança mais polêmica envolve a exclusão de veículos novos e populares das categorias premium. A partir de 5 de janeiro de 2026, vários modelos não serão mais aceitos na categoria Black, independentemente do ano de fabricação. A decisão causou revolta, principalmente entre motoristas que compraram carros como o Renault Kardian e o Citroën Basalt, lançados há pouco tempo.

Carros proibidos pela Uber
Regra da Uber passa a valer em 2026 – Foto: Freepik

 

Na categoria Comfort, a principal baixa é o Renault Logan, que será removido da lista a partir de 5 de julho de 2026. Segundo a Uber, a atualização da lista é baseada em pesquisas com usuários e análises de mercado, buscando alinhar a frota às expectativas dos passageiros por mais conforto e modernidade.

Lista de carros excluídos do Uber Black

A lista de modelos que deixarão a categoria mais sofisticada da plataforma é a que mais gerou debate. Muitos motoristas que investiram nesses veículos para obter ganhos maiores se sentiram prejudicados. Abaixo, confira os modelos:

  • Renault Kardian
  • Citroën Basalt
  • Caoa Chery Tiggo 3X
  • Caoa Chery Tiggo 3
  • Peugeot e-2008
  • Hyundai Kona Hybrid
  • JAC J3 Turin
  • JAC iEV40

O que diz a Uber sobre a polêmica?

Em comunicado, a Uber afirmou que “os veículos da nova lista foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes para a decisão na hora de pedir viagens nas categorias Comfort e Black”. A empresa reforça que as atualizações são necessárias para manter o padrão de qualidade das corridas.

A medida gerou casos de motoristas que, segundo reportagem do portal , chegaram a pedir o reembolso do veículo recém-comprado na concessionária. Logo, a situação cria um grande impasse para quem fez um alto investimento contando com o trabalho no aplicativo.

Além das categorias premium, a Uber também anunciou mudanças para o UberX. Em cidades com regulamentação local, como São Paulo, Brasília e Campinas, o limite de idade veicular é de 10 anos. Assim, a partir de 2026, carros fabricados em 2015 ou antes não poderão mais rodar pela modalidade mais básica.

O que vocêachou das mudanças na lista de carros da Uber? Concorda com a exclusão dos modelos ou acha que a empresa prejudicou os motoristas? Comente aqui!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.