Carros proibidos pela Uber: entenda a polêmica e veja a lista que afeta os motoristas
A Uber atualizou sua lista de carros aceitos e gerou polêmica. Veja a lista de modelos proibidos e entenda o que muda para os motoristas
A lista de carros proibidos pela Uber para as categorias Comfort e Black foi atualizada, gerando uma onda de reclamações e incertezas entre os motoristas parceiros. A nova regra, que passa a valer em 2026, exclui até mesmo modelos recém-lançados no mercado. Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Quais são os carros proibidos pela Uber?
A mudança mais polêmica envolve a exclusão de veículos novos e populares das categorias premium. A partir de 5 de janeiro de 2026, vários modelos não serão mais aceitos na categoria Black, independentemente do ano de fabricação. A decisão causou revolta, principalmente entre motoristas que compraram carros como o Renault Kardian e o Citroën Basalt, lançados há pouco tempo.
Na categoria Comfort, a principal baixa é o Renault Logan, que será removido da lista a partir de 5 de julho de 2026. Segundo a Uber, a atualização da lista é baseada em pesquisas com usuários e análises de mercado, buscando alinhar a frota às expectativas dos passageiros por mais conforto e modernidade.
Lista de carros excluídos do Uber Black
A lista de modelos que deixarão a categoria mais sofisticada da plataforma é a que mais gerou debate. Muitos motoristas que investiram nesses veículos para obter ganhos maiores se sentiram prejudicados. Abaixo, confira os modelos:
- Renault Kardian
- Citroën Basalt
- Caoa Chery Tiggo 3X
- Caoa Chery Tiggo 3
- Peugeot e-2008
- Hyundai Kona Hybrid
- JAC J3 Turin
- JAC iEV40
O que diz a Uber sobre a polêmica?
Em comunicado, a Uber afirmou que “os veículos da nova lista foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes para a decisão na hora de pedir viagens nas categorias Comfort e Black”. A empresa reforça que as atualizações são necessárias para manter o padrão de qualidade das corridas.
A medida gerou casos de motoristas que, segundo reportagem do portal , chegaram a pedir o reembolso do veículo recém-comprado na concessionária. Logo, a situação cria um grande impasse para quem fez um alto investimento contando com o trabalho no aplicativo.
Além das categorias premium, a Uber também anunciou mudanças para o UberX. Em cidades com regulamentação local, como São Paulo, Brasília e Campinas, o limite de idade veicular é de 10 anos. Assim, a partir de 2026, carros fabricados em 2015 ou antes não poderão mais rodar pela modalidade mais básica.
O que vocêachou das mudanças na lista de carros da Uber? Concorda com a exclusão dos modelos ou acha que a empresa prejudicou os motoristas? Comente aqui!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.