Carros menos seguros do Brasil; saiba quais são os carros que mais vendem e tem pouca segurança

Confira os carros menos seguros do Brasil, de acordo com a pesquisa da Latin NCAP onde todos zeraram no quesito segurança.

A Latin NCAP, um programa de avaliação independente responsável pela América Latina e Caribe, testa anualmente o grau de segurança dos carros, acontece que em alguns casos os veículos recebem notas extremamente baixas e ainda são comercializados no país, sendo assim os carros menos seguros do Brasil. Devido à pandemia o número de veículos testados é menor, mas os resultado ainda são preocupantes e servem pra você ficar de olho na hora de comprar o próximo carro.

Carros menos seguros do Brasil

A Latin NCAP, um programa de avaliação independente responsável pela América Latina e Caribe, testa anualmente o grau de segurança dos carros (Imagem: Auto realidade / Divulgação)

A Latin NCAP classifica os carros de 2 formas, uma delas é e 0 a 5 estrelas, a outra divide em porcentagem o nível de proteção para diversos tipos de passageiros e pedestres, entre eles: passageiros adultos (que normalmente se encontram nos bancos da frente), crianças nos bancos de trás, pedestre e sistema de segurança do veículo.

Ford Ka

Com apenas dois airbags nos bancos da frente o Ford Ka 2021 inaugura a lista como um dos modelos com 0 estrelas, para os passageiros dos bancos da frente, no teste, ele ficou com 34% de segurança, 9% para crianças, 50% para os pedestres e 7% para o sistema de seguranças.

Para o motorista as partes mais seguras em um acidente na dianteira do carro são: pescoço e perna, seguido como adequado para o torso, a cabeça, cintura, pés e fraco para as coxas. Para o acompanhante as partes mais seguras são: cabeça, pescoço, torso e perna direita, adequado para a perna esquerda e fraco para as coxas.

Carros menos seguros do Brasil

Com apenas dois airbags nos bancos da frente o Ford Ka inaugura a lista como um dos modelos com 0 estrelas (Imagem: Uol / Divulgação)

Kia Picanto/morning

Em se tratando de segurança ao passageiro adulto, temos uma queda brusca em relação ao carro a lista anterior, com um resultado de 0%, o Kia Picanto oferece uma segurança mediana apenas em relação ao pedestre com 51%, a segurança de crianças está em 29% e 7% em sistema de seguranças.

Os membros mais protegidos do motorista são a cabeça, pescoço e pés, classificada como uma boa proteção, seguida pelas pernas com proteção adequada e finalmente o torso e a coxa como proteção fraca. Para o acompanhante as partes com uma proteção classificada como boa são: cabeça, pescoço e coxa direita, seguido da proteção adequada para o torso e pernas, finalizando com a proteção fraca da coxa esquerda.

Carros menos seguros do Brasil

Em se tratando de segurança ao passageiro adulto temos uma queda brusca em relação ao carro a lista anterior, com um resultado de 0% (Imagem: Motor1 – Uol / Divulgação)

Hyundai HB20

Para finalizar a lista dos carros menos seguros do Brasil temos o último que zerou as estrelas. Em relação à segurança para o motorista, o Hyundai Hb20 2021 está entre os dois modelos citados na lista anteriormente ostentando 20% de segurança, 10% sobre segurança infantil, 43% para os pedestres e 14% para o sistema de assistência a segurança.

Os membros mais protegidos do motorista são: cabeça, pescoço e pés com uma proteção boa, seguida pela proteção adequada nas pernas e por fim o torso e as coxas com uma proteção fraca. Para o acompanhante os membros mais seguros são: cabeça, pescoço  e coxa direita, seguido pela segurança adequada do torso e pernas e finalizando com a proteção fraca na coxa esquerda.

Em relação à segurança para o motorista o Hyundai está entre os dois modelos citados na lista anteriormente ostentando 20% de segurança (Imagem: Hyundai / Divulgação)

Os membros mais protegidos do motorista são: cabeça, pescoço e pés com uma proteção boa, seguida pela proteção adequada nas pernas e por fim o torso e as coxas com uma proteção fraca (Imagem: Latin NCAP / Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA