Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2022; ranking completo

Veja os carros mais vendidos no primeiro semestre de 2022 no Brasil. O ranking é da Fenabrave. Fiat Strada se consolida como a líder

Além do esperado ranking dos carros mais vendidos no Brasil, durante o primeiro semestre do ano, vale ressaltar que o mercado automotivo nacional fechou os primeiros seis meses de 2022 com queda de 15,41% , com 851.444 unidades – entre automóveis e comerciais leves – sendo emplacadas.

O resultado permaneceu fortemente afetado pela crise dos chips e a volatilidade do dólar. Outros fatores mais recentes, como a inflação de dois dígitos e a Guerra da Ucrânia, também contribuíram para a queda do desempenho do setor.

Os dados foram divulgados na última terça-feira (05) pela da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Confira o ranking completo dos carros mais vendidos no primeiro semestre

Entre as marcas, a Fiat chegou a 22% de participação de mercado, deixando a Chevrolet e a Volkswagen bem atrás. A Ford, umas das quatro marcas mais tradicionais no Brasil, obteve irrelevante 1,11% de market share, com 9.434 veículos emplacados em 181 dias – o que dá a nada expressiva média de 52 carros vendidos por dia.

No período, o hatch Hyundai HB20 foi o automóvel mais emplacado considerando-se todos os tipos de modelo. O Chevrolet Onix Plus ficou na primeira posição entre os sedãs mais vendidos e o Volkswagen T-Cross liderou entre os SUVs.

Já entre os comerciais leves, a picape pequena Fiat Strada foi o veículo mais vendido no geral, com a Fiat Toro liderando o ranking das picapes grandes.

Veja abaixo os veículos mais vendidos do primeiro semestre de 2022, com ao menos 500 unidades emplacadas no período.

Fiat Strada (Foto: Divulgação/Fiat)

Marcas (automóveis + comerciais leves)

  1. Fiat – 187.230 (21,99%)
  2. Chevrolet – 115.885 (13,61%)
  3. Volkswagen – 96.218 (11,3%)
  4. Toyota – 90.617 (10,64%)
  5. Hyundai – 90.379 (10,61%)
  6. Jeep – 65.603 (7,7%)
  7. Renault – 53.248 (6,25%)
  8. Honda – 25.946 (3,05%)
  9. Nissan – 25.468 (2,99%)
  10. Peugeot – 21.686 (2,55%)
  11. Caoa Chery – 18.822 (2,21%)
  12. Citroën – 12.266 (1,44%)
  13. Mitsubishi – 11.018 (1,29%)
  14. Ford – 9.434 (1,11%)
  15. BMW  – 6.734 (0,79%)
  16. Mercedes-Benz – 3.092 (0,36%)
  17. Volvo – 2.523 (0,30%)
  18. Kia – 2.284 (0,27%)
  19. Audi – 1.944 (0,23%)
  20. Land Rover – 1.840 (0,22%)
  21. Iveco – 1.751 (0,21%)
Novo HB20

Hyundai HB20 (Foto: Divulgação/Hyundai)

Automóveis (por modelo)

  1. Hyundai HB 20 – 42.834
  2. Chevrolet Onix – 33.850
  3. Volkswagen T Cross – 32.871
  4. Fiat Mobi – 31.453
  5. Jeep Compass – 31.029
  6. Hyundai Creta – 29.255
  7. Chevrolet Tracker – 26.966
  8. Chevrolet Onix Plus – 26.941
  9. Jeep Renegade – 24.880
  10. Fiat Pulse – 24.035
  11. Volkswagen Gol –  23.607
  12. Renault Kwid – 23.049
  13. Toyota Corolla Cross – 22.267
  14. Fiat Argo – 22.128
  15. Toyota Corolla – 20.836
  16. Nissan Kicks – 17.087
  17. Volkswagen Nivus –16.674
  18. Fiat Cronos – 16.140
  19. Hyundai HB20S – 15.456
  20. Peugeot 208 – 15.081
  21. Honda City – 12.358
  22. Toyota Yaris HB – 11.992
  23. Citroën C4 Cactus – 10.618
  24. Jeep Commander – 9.657
  25. Renault Duster – 9.537
  26. Volkswagen Voyage – 8.204
  27. Honda City Hatch – 7.340
  28. Chevrolet Spin – 6.901
  29. Toyota Yaris Sedan – 6.824
  30. Toyota Hilux SW4 – 6.700
  31. Caoa Chery Tiggo 5X – 5.151
  32. Chevrolet Cruze Sedan – 4.835
  33. Renault Sandero – 4.704
  34. Renault Logan – 4.655
  35. Caoa Chery Tiggo 8 – 4.524
  36. Caoa Chery Tiggo 7 – 4.480
  37. Nissan Versa – 4.171
  38. Fiat Siena – 4.020
  39. Peugeot 2008 – 3.929
  40. Volkswagen Taos – 3.900
  41. Caoa Chery Tiggo 3X – 3.412
  42. Honda HR-V – 3.248
  43. VW Virtus – 2.787
  44. Renault Captur – 2.446
  45. BMW 320i – 2.271
  46. Hyundai Tucson – 2.079
  47. Volkswagen Polo – 2.018
  48. BMW X1 – 1.978
  49. Honda Civic – 1.970
  50. Mitsubishi Eclipse Cross – 1.562
  51. Mitsubishi Pajero – 1.222
  52. Chevrolet Trailblazer – 1.180
  53. Caoa Chery Arrizo 6 – 6 1.080
  54. Volvo XC 60 – 1.001
  55. Mitsubishi Outlander – 988
  56. Ford Bronco – 787
  57. Chevrolet Cruza Hatch – 769
  58. Volvo XC 40 – 767
  59. Fiat Uno – 744
  60. Honda WR-V – 710
  61. Land Rover Discovery – 709
  62. Audi Q5 – 679
  63. BMW X3 – 677
  64. Mercedes-Benz GLB – 675
  65. Mercedes-Benz Classe C – 613
  66. Ford Territory – 573
  67. Porsche Macan – 544
  68. BMW X5 – 519
  69. BMW X4 – 507
O Chevrolet Onix, bem como o sedã Onix Plus não fazem parte do ranking dos 10 carros mais vendidos de junho, veja a lista completa

Chevrolet Onix. (Foto: Divulgação)

Comerciais leves

  1. Fiat Strada – 51.046
  2. Fiat Toro – 25.863
  3. Toyota Hilux – 21.546
  4. Chevrolet S10 – 13.976
  5. Fiat Fiorino – 9.592
  6. Mitsubishi L200 – 7.242
  7. Ford Ranger – 6.671
  8. Renault Master – 4.435
  9. Nissan Frontier – 3.999
  10. Renault Oroch –  3.834
  11. Volkswagen Saveiro – 3.781
  12. Peugeot Expert – 2.008
  13. Volkswagen Amarok –1.943
  14. Fiat Ducato – 1.691
  15. Citroën Jumpy – 1.582
  16. Iveco Daily 35-150 – 1.228
  17. Volkswagen/MAN Express – 1.177
  18. KIA K2500 – 1.165
  19. Ford Maverick – 754
  20. RAM 2500 – 590
Veja quais são os SUVs compactos mais rápidos do Brasil

Citroën C4 Cactus. (Foto: Divulgação)

Citroën comemora melhor participação de mercado em uma década

O mês de junho marcou um momento histórico para a Citroën. Após mais do que dobrar sua participação no mercado, a marca alcançou 2,4% do volume total de emplacamentos em junho, superando todas as suas marcas anteriores nos últimos dez anos. Em junho, foram emplacados 3.971 veículos novos da Citroën, um aumento de quase 100% em relação ao mês anterior.

O resultado animador para a marca deveu-se quase todo ao desempenho do SUV C4 Cactus, que emplacou um volume 134% superior ao mês de maio, com 3.664 unidades. 

No primeiro semestre de 2022, a Citroën cresceu 34%, em contraste com a queda de 15% do setor automotivo nacional, conforme destaca a marca.

Atualmente, a Citroën, que já foi bem mais relevante no mercado brasileiro, no início do século, avança com um processo de expansão da rede de concessionários, além de ampliar os pontos de e-Centers, especializados em modelos eletrificados. O destaque da marca no segmento é o utilitário ë-Jumpy.

Citroën Ë-Jumpy é lançado no mercado nacional

Citroën Jumpy

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA