Carros mais baratos para manter no Brasil; saiba quais são
Alguns carros acabam se destacando justamente por conta dos custos de uso. Veja aqui os carros mais baratos para manter no Brasil.
O brasileiro gosta bastante de carros e comprar um veículo novo é o sonho de muitas pessoas. Normalmente, o gasto que ela terá para manter o veículo é um dos critérios usados antes de fazer a escolha. E alguns modelos acabam se destacando justamente por pesarem menos no bolso. Veja aqui os carros mais baratos para manter no Brasil.
Veja quais são os carros mais baratos para manter no Brasil
Este se torna um tema bastante importante nos dias de hoje. Afinal, vários gastos, como o combustível, estão crescendo consideravelmente. Ou seja, coisas assim podem ser decisivas na hora da compra de um carro.
E um levantamento feito pela revista especializada Quatro Rodas mostra justamente isso. Ela separou o custos mensais de alguns dos carros mais vendidos.
Chevrolet Onix 1.0 MT
Começamos falando dos hatches compactos. O vencedor na categoria foi o Chevrolet Onix 1.0 MT (custo de R$ 773). Este é um dos carros mais baratos do Brasil. Sem falar que se destaca por conta de seu bom consumo. E este, de acordo com a revista, foi justamente o ponto decisivo da sua vitória.
Os cálculos da publicação mostram que ele pode fazer 14,74 km/l. Sem falar que possui o menor custo mensal e o menor gasto com combustível. No comparativo, o carro ficou a frente do Fiat Argo 1.0 (2º), Hyundai HB20 (3º), Fiat Mobi Like (4º) e VW Gol 1.0 12V (5º).
- Preço = R$ 73.890
- Custo mensal = R$ 773
- Revisão = R$ 400
- Seguro = R$ 2.177
- Consumo = 14,74 km/l
- Gasto com combustível (anual) = R$ 6.708
Chevrolet Onix Plus 1.0 LT Manual
A versão hatch do Chevrolet Onix se destacou em sua categoria. Do mesmo modo, o Onix Plus foi o grande vencedor entre os sedãs compactos (custo de R$ 766). E assim como aconteceu no modelo acima, o consumo foi o destaque do três volumes. Os dados da revista mostram que ele teve um consumo de 15,32 km/l.
Isso faz com que ele vença também no custo por mês e no gasto anual com combustível. Aqui, a revista comparou o modelo com o Hyundai HB20S Vision (2º), o VW Voyage (3º), o Fiat Cronos 1.3 (4º) e o VW Virtus (5º).
- Preço = R$ 80.690
- Custo mensal = R$ 766
- Revisão = R$ 400
- Seguro = R$ 2.340
- Consumo = 15,32 km/l
- Gasto com combustível: R$ 6.454
VW T-Cross 200 TSI Automático
Até o fim de abril, o VW T-Cross teve 20.157 unidades vendidas. Ou seja, é o SUV compacto mais vendido. E ele também possui o menor custo de uso segundo a revista Quatro Rodas. Ela destaca o fato do custo da revisão ser de zero. Além do fato das três primeiras revisões são totalmente grátis.
O T-Cross 200 TSI automático também se destacou no custo mensal. O ranking ainda conta com o Chevrolet Tracker 1.0 Turbo LT (2º), Honda HR-V 1.8 LX (3º), Jeep Renegade 1.3 Sport (4º) e Hyundai Creta 1.6 Action (5º).
- Preço = R$ 130.850
- Custo mensal = R$ 948
- Revisão = 0
- Seguro = R$ 2,972
- Consumo = 11,75 km/l
- Gasto com combustível: R$ 8.514
Toyota Corolla Cross XR
Um dos principais lançamentos entre os SUVs médios no ano passado foi o Toyota Corolla Cross. E sua versão XR levou o prêmio de menor custo de uso da categoria. De acordo com o levantamento, o seu custo mensal é de R$ 1.048. Um dos quesitos que ele se saiu bem foi os valores cobrados pelas revisões (R$ 445).
Sem falar do consumo (11,89 km/l). Os outros modelos avaliados foram o Jeep Compass 1.3 Turbo Sport (2º), o VW Taos 1.4 Comfortline (3º), o Caoa Chery Tiggo 8 (4º) e o Caoa Chery Tiggo 7 Pro (5º).
- Preço = R$ 161.990
- Custo mensal = R$ 1.023
- Revisão = R$ 445
- Seguro = R$ 3.581
- Consumo = 11,89 km/l
- Gasto com combustível: R$ 8.250
Nissan Frontier Attack AT CD 4×4
Por fim, falaremos das picapes médias. Esta é uma das categorias mais importantes e disputadas do Brasil. Os dados da revista mostram o quão acirrado este mercado é. Com um custo médio de R$ 1.250, a Nissan Frontier Attack teve o menor custo da categoria. Destaque para o valor anual gasto com combustível (R$ 9.074).
Lembrando que ela passou por uma reestilização recentemente. As outras picapes avaliadas foram a Ford Ranger XLS 2.2 CD 4×4 (2); a Chevrolet S10 2.8 LT CD 4×4 (3º), a Toyota Hilux (4º) e a Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS 2.4 (5º).
- Preço = R$ 267.190
- Custo mensal = R$ 1.250
- Revisão = R$ 747
- Seguro = R$ 5.175
- Consumo = 9,9 km/l
- Gasto com combustível = R$ 9.074
Critérios usados
Falaremos agora dos critérios usados pela revista. De acordo com ela, os hatches e sedãs, por exemplo, estão representados por suas versões de entrada e com transmissão manual. No caso do Virtus, ele não possui uma versão com tal transmissão. Já os SUVs e as picapes estão com transmissão automática.
Enquanto isso, as picapes são 4×4. No caso dos valores, foram usados os preços atuais do valor de tabela (em São Paulo) e do combustível (valores em março para a cidade de Sâo Paulo; média ponderada; 15 mil km e distância média percorrida durante 1 ano).
Sem falar dos dados de consumo do Inmetro, o valor de manutenção (revisões durante o primeiro ano ou 15 mil km) e o seguro.
Com informações de Quatro Rodas
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.