Carros mais baratos não são a escolha do brasileiro quando o assunto é eletrificação
Apesar do preço, brasileiro não querem os carros mais baratos quando o assunto são os eletrificados. Veja o ranking.
Apesar de alguns modelos eletrificados custar pouco mais de R$ 140 mil os brasileiros não querem os carros mais baratos da categoria.
Enquanto Kwid E-TECH, Caoa iCar e JAC E-JS1 custam a partir de R$ 146 mil, o eletrificado mais barato no ranking dos mais vendidos parte da casa dos R$ 180 mil. O Corolla Altis, sedan um híbrido está na segunda colocação entre os mais emplacados de abril/ 2023.
Eletrificados – carros mais baratos não são os preferidos dos brasileiros
Embora as vendas de carros eletrificados, que incluem os híbridos (HEV) e puramente elétricos (PHEV) venham aumentando de forma exponencial no país, os modelos mais baratos não figuram entre os 10 mais vendidos.
Isso pode ser explicado pelos hábitos de consumo e necessidades dos brasileiros, que muitas vezes avaliam a marca, o status e todos os recursos que um carro pode oferecer. Prova disso é o primeiro lugar entre os eletrificados, posto ocupado pelo Corolla Cross, da Toyota. O SUV híbrido custa pouco mais de R$ 200 mil e nem é o mais caro da lista.
Veja o ranking do mês de abril de 2023 feito pela ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos:
- Toyota Corolla Cross (HEV) – 1037
- Toyota Corolla Altis (HEV) – 529
- Caoa Chery Tiggo 5X (HEV) – 429
- Caoa Chery Tiggo 7 (HEV) – 234
- Caoa Chery Tiggo 8 (PHEV) – 209
- Volvo XC60 (PHEV) – 157
- Volvo XC40 (PHEV/BEV) – 140
- Audi Q5 (PHEV) – 139
- Porsche Cayenne (PHEV) – 132
- Land Rover Defender (HEV) -131
Nota-se que nas quatro primeiras posições estão apenas híbridos e o primeiro PHEV só está na quinta posição. No caso, o Chery Tiggo 8 que parte do R$ 279.990. Um valor bem maior do que 100% elétrico mais barato, o Jac E-JS1 de R$ 145.900.
Ocorre que o público daqui preferem até modelos híbridos ao invés de totalmente elétricos, principalmente se os recursos forem mais evidentes. Além disso, muitos deles optam por híbridos para ter uma “garantia” extra e não depender apenas da autonomia dos PHEVs.
Eletrificados ganham mais força
Segundo a ABVE, em abril deste ano, foram emplacados 4.793 veículos, um aumento de 53,5% sobre abril de 2022 (3.123) e como tem ocorrido em todos os meses de 2023, abril também foi o melhor mês de abril da história dos eletrificados no país.
Além disso, nos primeiros 4 meses do ano, foram 19.579 veículos leves eletrificados vendidos, um crescimento de 51% sobre o mesmo período do ano passado (14.989).
Esses números demonstram uma sensível evolução do setor no país. Para título de comparação, o total de veículos vendidos no quadrimestre é praticamente o mesmo de todo o ano de 2020, quando foram emplacados 19.745 carros híbridos e 100% elétricos.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.