Carros mais baratos de consertar; veja lista dos hatches

Carros mais baratos de consertar: custo de manutenção é fator de peso para decidir por um modelo. Listamos os que menos pensam no bolso!

A manutenção automotiva periódica é fundamental para evitar surpresas durante o uso de um carro e também um ponto importante para a valorização do automóvel no momento da venda. Seu custo deve ser encarado como um fator de peso a considerar na hora da compra de um carro popular, além do preço de aquisição.

Com informações da plataforma InstaCarro, trazemos a seguir a lista dos 5 hatches compactos do mercado automotivo brasileiro mais baratos de consertar. Veja os carros mais baratos de consertar a seguir! 

Carros mais baratos de consertar; veja lista dos hatches

Ilustrativa (Foto: Divulgação)

Os 5 carros hatches mais baratos de consertar

Para a montagem do ranking, foi comparado o custo das revisões até os 50.000 km (ou cinco anos) de carros de ano/modelo 2022. Em linhas gerais, esses pacotes incluem a verificação de diversos itens e a troca de fluídos e filtros.

1 – Hyundai HB20 1.0

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Hyundai HB20 (Foto: Divulgação/Hyundai)

O Hyundai HB20 é o mais barato dos hatches compactos do Brasil. Partindo de R$ 71.490 na versão Sense, fica um degrau acima em porte em relação aos subcompactos Renault Kwid e Fiat Mobi.

Apesar disso, tem o pacote de revisões mais acessível desse segmento de mercado, com um custo de revisões obrigatórias somado de R$ 2.732,70. 

Seu motor é um 1.0 flex de três cilindros e 80 cv de potência máxima.

2 – Renault Kwid

Carros mais baratos de consertar; veja lista dos hatches

Renault Kwid (Foto: Divulgação/Renault)

Atualmente o carro mais barato do mercado automotivo brasileiro, o Renault Kwid parte de R$ 62.790. Na linha 2023, o modelo ganhou uma reestilização visual e incorporou novos itens de segurança, mas manteve o mesmo motor 1.0 de três cilindros e 70 cv e o câmbio manual dos anos anteriores.

O gasto com revisões até os 50.000 km é de R$ 2.907,17. Valor que, além da troca de filtros e fluídos, inclui uma verificação eletrônica de 40 itens.

3 – Fiat Mobi

Fiat Mobi

Fiat Mobi (Foto: Divulgação/Fiat)

Concorrente direto do Renault Kwid, o Fiat Mobi aposta em uma fórmula muito parecida com a do carro mais barato do Brasil. Porém a plataforma herdada do Uno faz com que o modelo tenha características típicas dos compactos tradicionais, como a largura da carroceria.

O custo com revisões do modelo é de R$ 3.236. Sob o capô, o Mobi, que tem preço partindo de R$ 65.690, traz o veterano motor 1.0 Fire EVO de quatro cilindros e 75 cv, combinado ao câmbio manual de cinco marchas.

4 – Chevrolet Onix 1.0 aspirado

5 carros com motor turbo mais baratos do Brasil

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O Onix de segunda geração se tornou o carro mais acessível da marca após o encerramento da produção do Chevrolet Joy no Brasil. A versão de entrada traz o mesmo bom espaço interno e o pacote de equipamentos de segurança (com seis airbags) das versões turbo e tem preços que partem de R$ 73.820.

O motor 1.0 aspirado de três cilindros, que desenvolve 82 cv, faz do Onix o carro mais econômico em consumo de combustível entre os que são atualmente produzidos no Brasil. Seu custo de revisão é de R$ 3.280.

5 – Fiat Argo 1.0

IPVA dos carros mais vendidos

Fiat Argo (Foto: Divulgação/Fiat)

O Fiat Argo é concorrente direto do Hyundai HB20 e do Chevrolet Onix e também entra na lista dos carros mais baratos de consertar . Em sua versão de entrada 1.0, que sai por R$ 73.960, traz o motor Firefly de três cilindros e 77 cv.

Em porte, é mais próximo do modelo da marca sul-coreana que do Chevrolet, trazendo um porta-malas com bons 300 litros de capacidade e espaço interno equivalente. O custo de revisão do modelo até os 50.000 km é de R$ 3.340.

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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