Carros híbridos e elétricos atingem participação recorde no Brasil; veja números

Pela primeira vez na história, o segmento de carros híbridos e elétricos atingiu uma participação no mercado geral de 3,4%. Em janeiro de 2023, os eletrificados alcançaram o melhor resultado para o mês em toda a série histórica; veja os detalhes.

Carros elétricos mais baratos do Brasil em 2023 Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Stellantis)

Carros híbridos e elétricos batem novo recorde no Brasil

De acordo com os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, o market-share (participação de mercado) dos veículos híbridos e elétricos foi de 3,4% em relação ao total de veículos leves comercializados no mercado doméstico brasileiro em janeiro, que, segundo a Fenabrave, foi de 130.460 automóveis.

Tal resultado assinala um novo recorde de penetração dos eletrificados no mercado brasileiro. Para método de comparação, em janeiro de 2022, a participação de mercado dos eletrificados foi de 2%.

VEJA TAMBÉM

Com 4.503 unidades emplacadas, o mercado de veículos leves eletrificados no Brasil teve, neste início de 2023, o melhor mês de janeiro da série histórica da ABVE, que teve início em 2012. Em relação a janeiro de 2022 (2.558), o crescimento foi de 76%. Em relação a janeiro de 2021 (1.321), de 241%.

Já em comparação com dezembro do último ano (5.587), janeiro de 2023 (4.503) teve uma queda de 19%. Segundo a ABVE, a baixa é esperada para esse período do ano e também pelo fato de que o último mês do ano passado foi o segundo melhor de toda a série histórica, só superado por setembro de 2022 (6.391).

Para a ABVE, os números indicam que o desempenho de vendas de eletrificados neste início de 2023 mantém o ritmo forte verificado no ano passado e nos últimos cinco anos.

As vendas de janeiro a dezembro de 2022 (49.245) foram 41% superiores às do mesmo período de 2021 (34.990), que já tinham sido 77% superiores às de 2021 (19.745).

Com esses números, a frota total de eletrificados leves (automóveis + comerciais leves) em circulação no Brasil superou 130 mil veículos, entre 2012 e janeiro de 2023.

Com a virada de ano, o SUV Toyota Corolla Cross 2023 ficou mais caro. Os reajustes variam entre R$ 1.600 e R$2.100
Toyota Corolla Cross Hybrid (Foto: Divulgação/Toyota)

Híbridos não plug-in ainda são maioria

Dos 4.503 veículos leves eletrificados, 755 foram veículos leves totalmente elétricos a bateria, os BEV (Battery Electric Vehicle), com 17% do total de eletrificados comercializados no mês.

Os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV, ou Plug-in Hybrid Electric Vehicle), com vendas de 1.707 unidades, representaram 38% do total de eletrificados emplacados no mês.

A liderança segue sendo dos veículos elétricos híbridos não plug-in (HEV- Hybrid Electric Vehicle), com 2.041 unidades emplacadas em janeiro, que representam 45% do total de eletrificados leves. Os HEV ainda são subdivididos em HEV flex, com 1.541 unidades emplacadas (34%), e os HEV gasolina, com 500 unidades (11%).

São Paulo é o maior mercado de carros híbridos e elétricos

Considerando o ranking por estado, São Paulo é o principal mercado para os carros híbridos e elétricos. Nele, foram registradas 1.430 vendas de eletrificados em janeiro de 2023.

A segunda posição fica por conta do Rio de Janeiro, com 397 emplacamentos. Ele é seguido por Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. Goiás e Pernambuco também estão no pódio.

Ranking dos estados que mais emplacaram carros híbridos e elétricos em janeiro de 2023

  1. São Paulo – 1.430
  2. Rio de Janeiro – 397
  3. Minas Gerais – 326
  4. Santa Catarina – 319
  5. Distrito Federal – 304
  6. Paraná – 291
  7. Rio Grande do Sul – 269
  8. Bahia – 159
  9. Goiás – 143
  10. Pernambuco – 136
tomadas para carros elétricos
Segmento de elétricos cresceu quase 25% em 2022, segundo a ABVE (Foto: Divulgação/Nissan)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar