A resposta é sim. Porém, empresa especialista no setor explica que a blindagem de carros híbridos e elétricos conta com diferenças na execução do serviço, quando comparado com os carros a combustão, entenda.
Entenda como funciona a blindagem de carros híbridos e elétricos
O mercado de carros híbridos e elétricos está a cada instante mais expandido, o que torna impossível ignorá-lo. Só no Brasil houve avanço de 78% nas vendas desses modelos nos primeiros quatro meses de 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Os eletrificados atingiram 3.123 emplacamentos somente em abril, o que totalizou 12.976 unidades vendidas no acumulado do ano, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021.
VEJA TAMBÉM
As diferenças entre veículos híbridos e elétricos daqueles a combustão vão, de fato, muito além da configuração do motor e da economia de combustível. E um dos pontos que chama a atenção está na blindagem desses modelos.
Os eletrificados podem ser blindados como qualquer outro veículo, não há dúvidas, no entanto, há diferenças imensas na hora de executar o serviço
“Muitas vezes o veículo híbrido ou elétrico tem motores ou unidades geradoras de força em mais de uma posição. Há veículos que têm motor no compartimento do capô além de outro no porta-malas. Assim acontece também com as unidades armazenadoras de energia.
Isso faz com que haja mais cabos e chicotes elétricos distribuídos pelo veículo e esta situação exige maior cuidado durante a blindagem além de um projeto de balística exclusiva”, alerta Olavo Ehmke, sócio-diretor do grupo empresarial Autobunkers Defense, empresa de blindagem automotiva.
De acordo com o especialista, híbridos e elétricos não aceitam soldas ou outros processos que gerem descargas elétricas no carro.
“Inclusive, os veículos híbridos e elétricos devem permanecer isolados do solo com o uso de cavaletes de plástico ou borracha. Nestes veículos utilizamos a blindagem Aramid Gold que é uma tecnologia exclusiva de uma blindagem executada em manta aramida e dispensa peças em aço”.
Os carros elétricos mais vendidos em 2022
No Brasil, os carros eletrificados de maior número de vendas ainda são os híbridos leves, com destaque para os modelos da Toyota, seja o Corolla sedã, e o SUV Corolla Cross.
Outra marca destaque no ranking de vendas da categoria é a Volvo, sendo o XC60 como o híbrido plug-in, e o XC40 Recharge, totalmente elétrico.
A BMW também é uma marca relevante no segmento através do X5, também híbrido plug-in. Veja o ranking completo dos 10 eletrificados mais vendidos do país em 2022.
1-Toyota Corolla Cross (HEV): 5.240
2-Toyota Corolla Altis (HEV): 2.329
3-Volvo XC60 (PHEV): 638
4-Volvo XC40 Recharge PE (BEV): 398
5-BMW X5 XDrive 45E (PHEV): 351
6-Kia Stonic MHEV SX (HEV): 331
7-Jaguar Land Rover Discovery D200 MHEV (HEV): 314
8-Mercedes C200 AMG Line (HEV): 274
9-Jaguar Range Rover (PHEV): 263
10-BMW X3 XDrive 30E (PHEV): 248