Não é só impressão: os carros eletrificados crescem significativamente no Brasil. É por isso que se torna cada vez mais comum encontrar um desses por aí, diferente de pouco tempo atrás.
Agora, os automóveis elétricos não são mais “raridade” nas ruas, e existem diversos fatores que contribuem para esse crescimento, incluindo o próprio preço.
Quer saber mais? Acompanhe o Garagem360 e veja os detalhes!
Carros eletrificados estão cada vez mais presentes nas ruas
Até pouco tempo atrás, ter um carro elétrico era um sonho inalcançável para a grande maioria das pessoas, principalmente pelo preço e pela desconfiança. É por isso que era um tanto quanto raro encontrar um deles.
Entretanto, no momento atual, esses automóveis se tornam cada vez mais populares. Prova disso é que um levantamento da NeoCharge, empresa referência em soluções para recarga de veículos elétricos, mostra um crescimento de 7.149% nos últimos 8 anos.
Isso significa que o interesse dos consumidores por esses veículos aumenta diariamente, e é claro que existem diversos motivos por trás disso, e, de novo, voltamos ao preço e confiança.
O que acontece é que boa parte dos carros elétricos que circulam aqui são vindos da China, e a desconfiança com esses automóveis era enorme até pouco tempo.
Além disso, o preço desses veículos era significativamente maior quando comparado aos carros a combustão. Por outro lado, já existem eletrificados na casa dos R$ 100 mil, um pouco a mais que o carro a combustão mais barato do Brasil, um simples Kwid.
Fique de olho: BYD Dolphin Mini é o carro elétrico MAIS VENDIDO do BR: o que está por trás do sucesso?
Já são mais de 200 mil eletrificados nas ruas
Vamos falar de dados ainda mais exatos? Para deixar ainda mais claro esse crescimento, podemos comprar as unidades que circulavam entre 2015 e 2023.
Em 2025, eram 3.065 unidades registradas. Por outro lado, em 2023, o número já era de 222.198. Ou seja, são mais de 200 mil a mais, e um período não muito distante.
“Além do apelo sobre a importância da eletrificação na busca pela redução dos impactos ambientais, o mercado também tem grande influência nesse crescimento, com fatores como a queda dos preços nas baterias, a parte mais cara do carro. Essa acessibilidade com redução de custos contribuiu muito para a popularização do veículo elétrico, que já é uma realidade no Brasil”, afirma Ayrton Barros, diretor-geral da NeoCharge.
Quais as principais vantagens de um carro elétrico?
- Não emitem gases poluentes provenientes da queima de combustível
- Proporcionam uma grande economia em relação aos gastos com abastecimento
- Contam com custos de reparos mais em conta, na maioria das vezes
- São mais confortáveis para dirigir graças ao menor atrito do motor
- São mais silenciosos
Aproveite para conferir: Nissan Versa 2025 é lançado e tem novidades