Carros elétricos x carros a gasolina: quais são mais econômicos?
Os carros elétricos vem se destacando em vários países. Mas quem são mais econômicos: eles ou os carros a gasolina? Veja mais detalhes aqui!
Os carros elétricos vem se destacando em vários países. E a situação no Brasil não é muito diferente. Por aqui, as vendas estão crescendo. O mesmo acontece com a quantidade de opções de veículos assim oferecidos pelas marcas. Mas quem são mais econômicos: eles ou os carros a gasolina? Veja mais detalhes aqui!
Carros elétricos x carros movidos a gasolina
Esta é uma questão que muitas pessoas se fazem. Os carros equipados com sistemas 100% elétricos vem conquistando seu espaço por aqui. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a venda de carros elétricos sofreu um aumento de 257% no ano passado – em comparação a 2020. No total, foram comercializadas 2.860 unidades.
Sem falar que o número de opções também cresceu. Claro, uma das grandes barreiras encontradas pelos consumidores ainda são os preços cobrados pelos carros, que ainda estão nas alturas. Mas a expectativa é que eles realmente sejam sejam o futuro da mobilidade. Ainda mais por poluírem menos que os carros a combustão.
E eles podem ser mais econômicos que um carro que use gasolina, etanol e diesel (sem falar dos bicombustíveis). Lembrando que a Petrobrás realizou um reajustes de preços no últimos mês. Na ocasião, ela elevou o preço da gasolina em 18,77%. Em algumas cidades, o preço já ultrapassou a marca dos R$ 8.
Mas qual dos dois tipos de veículos é o mais econômico: carros elétricos ou carros a gasolina? O site Money Times realizou um comparativo usando três veículos. Representando os elétricos, estão o Tesla Model 3 e o recém-lançado Volvo C40. Já o terceiro foi um Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado. Veja abaixo mais detalhes.
Veículos elétricos por menos de R$ 70
Os dois carros usados pelo site possuem uma boa autonomia. O Tesla Model 3 tem um alcance de 430 km. Enquanto isso, o Volvo C40 pode rodar por até 444 km. Já a bateria tem capacidade para 50 kWh e 75 kWh, respectivamente. E o custo de carregamento deles fica abaixo de R$ 70.
Vale lembrar que eles usaram como consideração o valor do kWh no estado de São Paulo. que está custando próximo de R$ 0,92. Este número é da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).
De acordo com o Money Times, os donos do sedã da marca norte-americana terão um custo total de R$ 46,00. Enquanto isso, o custo por km será de R$ 0,11. Já os proprietários do SUV Cupê, que foi lançado recentemente, terão um custo total de R$ 69,00. Sendo que o custo por km será de R$ 0,15.
Valores com um Chevrolet Onix Plus
Este mesmos critérios (custo total e custo por km) também foram avaliados com o Chevrolet Onix Plus. Usando o motor 1.0 aspirado e abastecido com gasolina, o modelo pode rodar 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada.
Para encher o tanque do veículo, o valor que o motorista terá que pagar é algo próximo a R$ 373,56. Isso usando como base o preço da gasolina no estado de São Paulo. Segundo a ANP, este valor é de cerca de R$ 8,49.
No caso, o custo por km do veículo será de R$ 0,59 (na cidade) ou R$ 0,48 (em trechos de estrada). Vale ressaltar que o tanque do combustível do carro tem espaço para até 44 litros. Assim sendo, o motorista do carro elétrico pode ter gastos até cinco vezes menores que o de modelos a combustão. Claro, o valor pode variar de caso para caso.
Com informações de Money Times
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.