Carros elétricos vão ficar mais caros no Brasil após taxas de +38% de imposto na Europa?

Uma nova decisão da União Europeia deixa os brasileiros preocupados quanto à possibilidade de que os carros elétricos vão ficar mais caros após a implementação de novas tarifas.

De forma mais clara, a UE anunciou recentemente as novas tarifas que incidem sobre os veículos elétricos chineses importados. Após o anúncio, os recibos de ações da BYD desvalorizaram n o pregão de Nova York.

Entenda melhor e saiba o que poderá acontecer!

Carros elétricos vão ficar mais caros após decisão da União Europeia?

A última quarta-feira (12) foi marcada por uma decisão bastante impactante da União Europeia: as novas tarifas de até 38% sobre os veículos elétricos chineses importados.

De acordo com as informações da decisão, a UE acredita que os carros chineses se beneficiavam de subsídios injustos, que, aliás, distorciam a concorrência.

Em razão disso, um novo imposto incidirá sobre as empresas que não cooperaram com a devida investigação, assim como uma taxa de 21% destinada a todos os fabricantes de veículos chineses.

Se formos analisar todo esse cenário, ao que tudo indica, a decisão da União Europeia tem como foco justamente controlar o comércio destes automóveis em toda a Europa.

Aliás, vale destacar que o mercado europeu é um dos visados no segmento em questão.

Veja também: Retorno do imposto para carros elétricos faz GWM mudar de planos

Ações de diversas montadoras passam por mudanças após decisão

Após o anúncio das novas taxas da União Europeia, diversas fabricantes tiveram a valorização das suas ações modificadas, como é o caso da BYD, que passou por uma desvalorização de 0,9%, enquanto a da Nio é de 3,27%.

Veja a tabela dos impostos sobre as importações:

  • BYD – imposto de 17%
  • Geely – imposto de 20%
  • Saic – 38% (listada apenas na bolsa de valores da China)

Ainda vale destacar que a montadora de Elon Musk, a Tesla, teve um aumento de 4,22% de seus papéis nas negociações.

Carros elétricos vão ficar mais caros no Brasil?

A decisão da União Europeia não afeta diretamente o cenário brasileiro. Entretanto, é preciso lembrar que o país já conta com a volta dos impostos sobre a impotação nos carros elétricos.

Dessa forma, a incidência dos impostos será aplicada de forma gradativa até que chegue ao total. O esperado é que isso aconteça até o ano de 2026.

Confira a tabela de volta gradativa das alíquotas:

Período Híbridos plug-in Elétricos
Janeiro de 2024 12% 10%
Julho de 2024 20% 18%
Julho de 2025 28% 25%
Julho de 2026 35% 35%

Aproveite para conferir: Qual o hatch mais econômico do Brasil em 2024?

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar