Carros Elétricos: Estudo da Universidade de Michigan confirma que são a opção mais limpa
Um novo estudo da Universidade de Michigan confirma que veículos elétricos são mais limpos que carros a gasolina em todo o território dos EUA, independentemente da localização.
Um novo e abrangente estudo da Universidade de Michigan traz uma conclusão que reforça o debate sobre a eletrificação da frota global: veículos elétricos (VEs) são, sem exceção, mais limpos do que carros a gasolina em qualquer lugar dos Estados Unidos.
Estudo da Universidade de Michigan confirma que carros elétricos são a opção mais limpa
A pesquisa, que considerou todo o ciclo de vida dos veículos, desde a produção até o descarte, fornece evidências robustas de que os EVs são uma ferramenta fundamental para combater as emissões de gases de efeito estufa.
Diferente de estudos anteriores, a equipe liderada pelo professor Greg Keoleian da Escola de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) avaliou o impacto ambiental de cada tipo de veículo ao longo de sua vida útil completa. Fatores como a classe do veículo, o comportamento do motorista e, crucialmente, a localização geográfica foram levados em conta.
A análise incluiu veículos com motores de combustão interna, híbridos, híbridos plug-in e totalmente elétricos. Para os híbridos plug-in, os pesquisadores até mesmo consideraram a frequência com que os motoristas usam a bateria ou a gasolina.
A conclusão é inegável: VEs emitem menos gases de efeito estufa “ao longo de sua vida útil do que qualquer outro tipo de veículo em todos os condados dos EUA contíguos.”
O Peso da Eletrificação
O estudo destaca o impacto significativo da eletrificação, especialmente em segmentos que historicamente são os maiores poluidores.
As picapes a gasolina, por exemplo, geram uma quantidade alarmante de emissões. O estudo mostra que uma picape elétrica pode transportar 1.133 kg de carga e ainda assim emitir 30% menos do que uma picape a combustão sem carga.
Por outro lado, os sedãs elétricos pequenos e compactos são os mais limpos de todos, graças às suas baterias menores e à alta eficiência por quilômetro.
Segundo Greg Keoleian, “A eletrificação de veículos é uma estratégia fundamental para a ação climática. O transporte é responsável por 28% das emissões de gases de efeito estufa e precisamos reduzi-las para limitar impactos climáticos futuros, como inundações, incêndios florestais e secas, que estão aumentando em intensidade e frequência”.
A Universidade de Michigan disponibilizou uma calculadora online que permite aos motoristas estimar suas próprias emissões, levando em conta o tipo de veículo, hábitos de direção e localização. O estudo não apenas valida a tecnologia elétrica, mas também fornece uma ferramenta transparente para que as pessoas compreendam o seu próprio impacto ambiental.
Com base nos resultados deste estudo, você se sente mais confiante em considerar um veículo elétrico para sua próxima compra? Compartilhe sua opinião nos comentários.
Leia aqui: Revolução: Nissan dá passo gigante para criar o carro elétrico mais barato e eficiente; veja
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.