Carros elétricos de 2025 vão poder carregar 100% em segundos com nova bateria da China

Carros elétricos de 2025 vão poder carregar 100% em segundos com nova bateria da China. Conheça a inovação da CATL que já começa este ano.

Os carros elétricos ainda sofrem com a desconfiança por conta da bateria, assim como a demora de carregamento. Mas se uma empresa resolver de vez esse problema e ainda oferecer a opção de carregar 100% em um minuto? 

É o que propõe a CATL (Contemporary Amperex Technology Ltd), maior fabricante de baterias da China que promete revolucionar o mercado com a troca rápida de baterias, tornando a recarga de um carro elétrico tão rápida quanto a de um modelo a combustão. 

Carros elétricos de 2025 terão nova bateria inovadora

O sistema batizado de Choco-Swap permite a troca de bateria em cerca de 60 segundos. Isso mesmo, até mais rápido do que encher o tanque de gasolina, por exemplo. 

A ideia é desenvolver cada vez mais veículos compatíveis, integrando a tecnologia em vários segmentos do mercado. De início, a empresa participou do desenvolvimento de pelo menos dez novos carros com o sistema. 

O funcionamento é simples: as baterias padronizadas são padronizadas, dessa forma é possível fazer a troca de uma bateria descarregada por outra com 100% de carga. 

Carros elétricos terão nova bateria de aluguel - Foto: Divulgação
Carros elétricos terão nova bateria de aluguel – Foto: Divulgação

Os primeiros modelos, denominados  #20 e #25, análogas à gasolina #92 e #95 em postos de gasolina são produzidas com dois tipos de tecnologia de retenção de carga LFP (fosfato de ferro- lítio ) e NMC (óxido de cobalto, manganês, níquel e lítio).

O modelo #20 LFP tem capacidade de de 42 kWh, o que rende uma autonomia de 400 km, de acordo com o carro equipado. Já a #20 NMC oferece 52 kWh e alcance de até 500 km.

A variante #25 LFP, de 56 kWh, oferece 500 km de autonomia, enquanto a #25 NMC tem capacidade de 70 kWh e alcance de 600 km.

“Continuaremos a promover a padronização da troca de baterias, sendo a chave a padronização das dimensões das baterias”, disse Robin Zeng, fundador, presidente e CEO da CATL, em seu discurso de abertura na conferência Choco-Swap, realizada em Xiamen.

Estação de troca de baterias - Foto: Divulgação
Estação de troca de baterias – Foto: Divulgação

Planos ambiciosos de espansão 

A tecnologia não é nova, mas essa será a primeira vez que sua aplicação ocorrerá em um nível aceitável. Em 2022, a Evogo lançou o serviço na China. Agora, a CATL vai desenvolver estações de troca com atendimento rápido, permitindo sua escalabilidade. 

Serão construídas, na China, mil estações de troca de baterias ainda em 2025 e o objetivo é chegar a 30 mil pontos até 2030

A princípio, o sistema será oferecido por assinatura no valor de 369 yuans por mês (aproximadamente R$ 315 na conversão direta sem impostos).

Leia também:

Estudo revela: baterias de carros elétricos podem durar 40% mais do que o previsto

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA