Carros elétricos de 2025 vão poder carregar 100% em segundos com nova bateria da China
Carros elétricos de 2025 vão poder carregar 100% em segundos com nova bateria da China. Conheça a inovação da CATL que já começa este ano.
Os carros elétricos ainda sofrem com a desconfiança por conta da bateria, assim como a demora de carregamento. Mas se uma empresa resolver de vez esse problema e ainda oferecer a opção de carregar 100% em um minuto?
É o que propõe a CATL (Contemporary Amperex Technology Ltd), maior fabricante de baterias da China que promete revolucionar o mercado com a troca rápida de baterias, tornando a recarga de um carro elétrico tão rápida quanto a de um modelo a combustão.
Carros elétricos de 2025 terão nova bateria inovadora
O sistema batizado de Choco-Swap permite a troca de bateria em cerca de 60 segundos. Isso mesmo, até mais rápido do que encher o tanque de gasolina, por exemplo.
A ideia é desenvolver cada vez mais veículos compatíveis, integrando a tecnologia em vários segmentos do mercado. De início, a empresa participou do desenvolvimento de pelo menos dez novos carros com o sistema.
O funcionamento é simples: as baterias padronizadas são padronizadas, dessa forma é possível fazer a troca de uma bateria descarregada por outra com 100% de carga.
Os primeiros modelos, denominados #20 e #25, análogas à gasolina #92 e #95 em postos de gasolina são produzidas com dois tipos de tecnologia de retenção de carga LFP (fosfato de ferro- lítio ) e NMC (óxido de cobalto, manganês, níquel e lítio).
O modelo #20 LFP tem capacidade de de 42 kWh, o que rende uma autonomia de 400 km, de acordo com o carro equipado. Já a #20 NMC oferece 52 kWh e alcance de até 500 km.
A variante #25 LFP, de 56 kWh, oferece 500 km de autonomia, enquanto a #25 NMC tem capacidade de 70 kWh e alcance de 600 km.
“Continuaremos a promover a padronização da troca de baterias, sendo a chave a padronização das dimensões das baterias”, disse Robin Zeng, fundador, presidente e CEO da CATL, em seu discurso de abertura na conferência Choco-Swap, realizada em Xiamen.
Planos ambiciosos de espansão
A tecnologia não é nova, mas essa será a primeira vez que sua aplicação ocorrerá em um nível aceitável. Em 2022, a Evogo lançou o serviço na China. Agora, a CATL vai desenvolver estações de troca com atendimento rápido, permitindo sua escalabilidade.
Serão construídas, na China, mil estações de troca de baterias ainda em 2025 e o objetivo é chegar a 30 mil pontos até 2030.
A princípio, o sistema será oferecido por assinatura no valor de 369 yuans por mês (aproximadamente R$ 315 na conversão direta sem impostos).
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.