Cada vez mais inseridos na sociedade, os carros elétricos têm sido uma alternativa para muitos consumidores que se cansaram dos veículos a combustão. E o futuro, o que reserva a respeito dos automóveis?
Entram os carros elétricos, saem os veículos a combustão?
A ascensão dos carros elétricos no Brasil e no mundo fizeram com que o debate sobre o futuro do setor automotivo viesse à tona.
Estaria próximo a substituição dos modelos tradicionais a combustão pelos veículos elétricos?
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Como salienta Thiago Freire, sócio-fundador da Boram Eletric Motors, maior empresa de mobilidade elétrica na região Norte do país, ainda não há uma resposta definitiva para essa pergunta, apesar da ascensão dos veículos elétricos.
Apesar de não ser possível cravar a mudança de perfil do automóvel, sinais apontam para uma ‘’revolução poderosa’’ impulsionada pelo crescimento dos veículos eletrificados, segundo Thiago Freire.
Mudança gradual
O principal empecilho para uma alteração no cenário de veículos de forma mais acelerada, é sem dúvida, a estrutura ainda aquém para a utilização de eletrificados no Brasil.
Segundo Thiago Freire, em países que ainda não estão tão preparados para receber a tecnologia de forma maciça, como o Brasil, a mudança de cenário tende a ser gradual.
Na verdade, é possível afirmar que essa ‘’evolução progressiva’’ já vem acontecendo, como apontam pesquisas especializadas no setor automotivo.
Contribuição ambiental
Outro motivo que joga a favor dos veículos elétricos é o benefício ao ambiente por conta da redução de gases poluentes.
O mesmo não se dá para dizer sobre os carros a combustão, que emitem grande quantidade de dióxido de carbono, como levanta Freire:
‘’Os (carros) elétricos vão na contramão dos gases poluentes, o que contribui para a mitigação das mudanças climáticas e a redução do efeito estufa’’.
Montadoras se planejam
Conforme a sociedade responde de forma positiva a inserção dos veículos elétricos, as montadoras agem em prol da reformulação de suas estratégias.
Dessa forma, as principais fabricantes automotivas globais têm se programado cada vez mais para eletrificar suas frotas.
Até mesmo órgãos como a União Europeia já agiram no mesmo sentido ao determinar que a partir de 2035, todos os veículos produzidos sejam livres de emissões de CO2.
Do mesmo modo, no Brasil também há movimentação política em prol da mudança de perfil no mercado automotivo, como destaca Thiago Freire.
Por aqui o projeto de lei 304/2017, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), ainda em tramitação, quer proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 1º de janeiro de 2030.
A matéria prevê ainda a proibição da circulação de veículos à combustão a partir de 2040.
Caminhões e ônibus
Apesar dos veículos leves estarem cada vez mais perto de uma mudança significativa de oferta, os caminhões e ônibus possuem diferenças que podem aumentar o tempo de mudança de perfil.
É o que destaca Thiago Freire, afirmando que esses veículos podem enfrentar desafios mais significativos para a eletrificação completa devido à energia e infraestrutura necessária para suprir suas demandas.
Mercado brasileiro de veículos elétricos em alta
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), agosto bateu novo recorde mensal de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil, com 9.351 emplacamentos.
O índice representa um aumento de 25% em relação ao recorde anterior, em julho, quando foram emplacados 7.462 veículos eletrificados.
Do mesmo modo, agosto de 2023 evidenciou alta de 120% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram emplacados 4.249 carros elétricos.
Atualmente, a frota de eletrificados leves em circulação no Brasil possui 175.491 veículos.
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