Carros elétricos da Hyundai: marca trabalha para acelerar vendas

Nos últimos anos, o mercado de carros elétricos cresceu muito e diversas marcas já divulgaram suas estratégias para o futuro. A Hyundai é uma delas. Em entrevista ao portal Automotive News, o CEO Jaehoon Chang falou  as metas da marca em relação à eletrificação são bastante claras. Isso inclui, por exemplo, novos lançamentos de carros da Hyundai, a fim de de as vendas aumentem.

Esta entrevista aconteceu na última segunda-feira (20/12). De acordo com ele, eles serão “muito agressivos na eletrificação”. Chang conta que serão lançados ao menos 13 novos veículos elétricos em todo o mundo até 2030.Hoje, a principal aposta da fabricante asiática é o Ioniq 5. Vendidos pela nova divisão para carros elértricos, o modelo está sendo produzido sobre a plataforma E-GMP.

Hyundai Hyundai Ioniq 5 (Foto: Divulgação/Hyundai)

Entenda planos da Hyundai para acelerar venda de carros elétricos

Ele possui um visual bastante futurístico e motor potente. A Electric Global Modular Platform também servirá de base para outros modelos. Um deles é o sedã Ioniq 6 (Hyundai Prophecy). Outro modelo que pode aparecer nos próximos anos é o SUV baseado no Hyundai Seven Concept, apresentado no Salão de Los Angeles. Este possui um visual futurístico e mostra algumas novidades para o futuro. Claro, não devemos nos esquecer que alguns modelos da Kia e da Genesis usam a E-GMP.

Hyundai
Hyundai Prophecy (Foto: Divulgação/Hyundai)

Jaehoon Chang também falou sobre as previsões de vendas. Segundo ele, a expectativa da marca é atingir 220 mil unidades (de carros elétricos) vendidos em todo o planeta no fim de 2022. Pensando um pouco mais a frente, o dirigente espera que sejam comercializados 1,7 milhão de carros eletrificados (híbridos e elétricos) em 2026. Ele ainda falou sobre os planos de vendas para a próxima década.

“Nos vamos de forma muito agressiva na eletrificação em direção à neutralidade de carbono, primeiro na Europa. Perto do ano 2030, esperamos que cerca de 70 por cento de nossas vendas totais tenham emissões zero na Europa (incluindo veículos totalmente elétricos e com células de combustível a hidrogênio). E em 2035, haverá 100% de neutralidade de carbono na Europa. Isso será seguido por grandes mercados como os EUA. Vamos manter esse ritmo em todo o mundo.”, disse o CEO da Hyundai ao site Automotive News.

Hyundai
Hyundai Seven Concept (Foto: Divulgação/Hyundai)

Muitas marcas possuem metas parecidas. E no caso de atingir 100% da neutralidade de carbono na Europa, vai de encontro ao plano do governo europeu em proibir a venda de carros a combustão em toda a União Europeia. Agora, pensando nos motores a combustão interna, a marca diz que não irá mais investir neles. Estes investimentos serão aplicados em tecnologias e na eletrificação.

Baterias e Genesis totalmente elétrica

Genesis GV60 (Foto: Divulgação/Genesis)

O CEO da Hyundai também foi perguntado sobre o desenvolvimento de baterias. Ele disse que a marca vem trabalhando em tecnologias de baterias de última geração.

“Eu não posso dizer isso. Há incerteza em termos de tempo. Também estamos trabalhando em outras tecnologias de bateria de última geração, não apenas baterias de estado sólido. Estamos trabalhando com fabricantes de baterias coreanos porque eles estão em nível global. As baterias de íon de lítio e de metal de lítio estão todas sob pesquisa e desenvolvimento.”

Assim como a Toyota e Honda, a Hyundai também possui sua marca premium. Ela é chamada de Genesis. Recentemente, você acompanhou aqui no Garagem360 o lançamento da nova geração do sedã G90. Um de seus principais modelos. E ela também faz partes dos planos de eletrificação.

A expectativa é que ela se torne uma marca 100% elérica em 2030. E um destes carros pode ser o GV60. Estamos falando do primeiro carro 100% elétrico desta marca. Seu lançamento está previsto para 2022. Podemos notar que esta é uma estratégia bastante similiar a da Toyota com a Lexus. A montadora japonesa já avisou que todos os carros da sua marca serão elétricos em 2030.

Com informações da Hyundai e do Automotive News

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar