Carros elétricos: comerciais leves aderem ao novo propulsor
O setor de carros elétricos ganha espaço em um novo segmento: o de comerciais leves. Os modelos franceses da Peugeot e Citroën são os líderes.
A ascensão dos carros elétricos é constante, no entanto, a tecnologia ultrapassa a barreira dos carros de passeio. Os comerciais leves elétricos também são alternativa viável e um bom investimento para empresas de frota, por exemplo.
Carros elétricos como nova alternativa de veículo de trabalho
Os carros elétricos ainda fazem parte de uma pequena parcela da frota total de veículos do Brasil, sendo de pouco mais de 2%. A maioria da frota ainda é composta por carros de passeio e de motorização híbrida, como os SUVs da Toyota, por exemplo.
No entanto, o atual cenário, com a gasolina atingindo preços recordes, a tendência é de maior crescimento. De acordo com as expectativas da ABVE, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, até o fim de julho a frota de eletrificados no país deve atingir as 100 mil unidades de modelos elétricos.
O bom desempenho da categoria também deve ser relacionado ao novo nicho que se apresenta, mesmo que de forma tímida no país, o de comerciais leves elétricos. Ou seja, carros cuja a função principal é o trabalho de transporte.
Ainda de acordo com a ABVE, somente no último mês, foram emplacadas 59 unidades de comerciais leves no país, em maio, contra apenas 14 em abril, aumento de 321%. ainda assim, abaixo das 97 de março.
Dessa forma, nos cinco primeiros meses do ano, o Brasil emplacou 170 veículos comerciais leves elétricos, sendo 97 em março, 14 em abril e 59 em maio.
O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, destacou a evolução desse mercado, puxado pela agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).
Ele destacou que embora os números ainda sejam pequenos, eles mostram uma tendência: as empresas de veículos começam a oferecer opções de comerciais leves elétricos.
“Estamos vendo os primeiros efeitos das iniciativas de prefeitos de várias cidades em defesa do transporte limpo, e das políticas de ESG das empresas de transporte de carga urbana e grandes redes do varejo” – explicou o presidente da ABVE.
Destacou que o mercado global de eletrificados registrou mais de 6 milhões de veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV só no ano passado, e deverá chegar a quase 12 milhões em 2022, o que representará cerca de 18% das vendas totais de veículos.
Os comerciais leves elétricos mais vendidos: Citroën Ë-Jumpy e Peugeot E-Expert lideram o segmento
Dentro do segmento de comerciais leves elétricos, os modelos Citroën Ë-Jumpy e Peugeot E-Expert são os destaques. Nesse caso, no primeiro quadrimestre do ano, os modelos venderam 49 e 45 unidades, respectivamente.
Em ambos os casos, os modelos que estão sob o guarda-chuva da Stellantis, têm capacidade de carga de até uma tonelada e volume de 6,1 metros3.
Já a autonomia do modelo chega a 330 km, enquanto a velocidade máxima é de 130 km/h. Já o arranque de 0 a 100 km/h é feito em 11,9 segundos.
O motor elétrico rende potência máxima de 100 kW, o mesmo que 136 cv, e torque de 26,5 kgf,m.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.