Toyota cogita picape pensando na Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz; saiba mais
A Toyota pode desenvolver nova picape para atender novos segmentos com um produto mais compacto, entenda os detalhes.
O segmento de picapes passa por um bom período no mercado nacional, e pelo visto, a Toyota pensa além do portfólio atual. A montadora japonesa enxerga no mercado de picape compacta um novo potencial, entenda essa história.
Toyota pode lançar nova picape para abranger outros segmentos
O setor automotivo é divido em diversos segmentos, entre eles o de picapes. Sejam as grandes, médias ou compactas, voltadas ao lazer ou para o trabalho, o nicho está em um bom momento no mercado nacional.
Por aqui estamos com a promessa do lançamento de novos produtos chineses, com a chegada da Great Wall ao Brasil, além de marcas já consagradas e que estão expandindo o portfólio, como a Ford fez com a Maverick no início do ano.
Ainda falando de Brasil, a montadora japonesa Toyota é representada no mercado de picapes pela Hilux, que já tem anos de história em solo nacional e um público fiel. No entanto, em outros países a marca também atua através de diferentes nomes, como a Tacoma e Tundra.
Porém, ao que parece, a marca pretende ser representada por um novo produto, esse focado em concorrentes como a própria Maverick da Ford, e a Santa Cruz da Hyundai.
A possibilidade veio através de uma fala do vice-presidente do grupo de planejamento e estratégia de produtos da Toyota Motor North America, onde ele explica que precisam pensar em produtos que caibam na garagem.
“Chegamos e a um ponto em que não podemos crescer, francamente, por causa da “garagem”, a capacidade de caber na garagem, e isso é um grande ponto de venda”. Explicou o executivo.
Ou seja, por mais que as picapes da marca tenham bons números de vendas no mercado norte-americano, por exemplo, a marca precisa pensar na nova tendência de garagens menores, o que dificulta a compra de uma picape de médio e grande porte.
Nesse sentido, a marca deve trazer um novo produto focado nesse novo segmento, o de picapes mais compactas, onde o veículo não pode perder todos os atributos do segmento, porém, deve agradar o consumidor, além de ter um tamanho ideal para o novo cenário.
E claro, se desenvolvido um novo modelo, a possibilidade da marca expandi-lo para outros mercados é quase que certa.
O mercado de picapes no Brasil
Inclusive, o Brasil seria um ótimo local para trazer a nova picape da Toyota, tendo em vista que a líder em vendas por aqui, é a Fiat Strada, uma picape compacta.
De acordo com o mais recente levantamento da Fenabrave, a picape compacta da montadora italiana emplacou em maio 11.532 unidades. O segundo lugar ficou por conta de sua irmã maior, a Fiat Toro, com 5.287 unidades. A Toyota também entrou no pódio do último mês com 4.145 unidades emplacadas.
Outros nomes de destaque no último mês foram a Chevrolet S10 (2.715), Mitsubishi L200 (1.819), VW Saveiro (1.456) e Ford Ranger (1.215).
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.