Carros elétricos: cidade de São Paulo tem 400 pontos de recarga

O número de eletropostos públicos e semipúblicos na capital paulista é de 400 pontos de recarga. Porém, para especialista, a quantidade dos pontos de recarga na região deve ser maior, tendo em vista que muitos proprietários de carros elétricos possuem sistemas de carregamento em casa.

Cidade de São Paulo tem 400 pontos de recarga para carros elétricos
Cidade de São Paulo tem 400 pontos de recarga para carros elétricos (Foto: Pixabay)

Cidade de São Paulo tem 400 pontos de recarga de carros elétricos

Um novo levantamento da Elev revela que a cidade de São Paulo já possui 400 postos para recarga de carros elétricos cadastrados em sua plataforma, entre pontos públicos e semi-públicos (disponíveis em shoppings e mercados, por exemplo).

Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, o número de eletropostos cadastrados na plataforma é expressivo, considerando o total de veículos elétricos emplacados na capital paulista. O executivo ressalta que a demanda para esses veículos é crescente.

VEJA TAMBÉM

“Ainda veremos um crescimento do número de eletropostos cadastrados em nosso aplicativo, principalmente com a evolução do mercado e considerando que a instalação desses pontos precisa acompanhar o aumento das vendas de veículos elétricos no país”, afirma David.

Os dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostram crescimento de 78% do número de emplacamentos de eletrificados leves no país no primeiro quadrimestre de 2022. O mercado já contabiliza 12.976 unidades comercializadas no ano.

App da Elev ajuda a identificar os pontos de recarga

O número dos eletropostos da cidade representa 33,3% dos 1,2 mil pontos cadastrados em todo o Brasil no aplicativo da Elev até maio.

O aplicativo da Elev, disponível para Android e iOS, permite aos usuários atuarem de forma coletiva, fornecendo informações e dados sobre os pontos de recarga em seus municípios. Atualmente, a ferramenta facilita a busca de pontos de recarga públicos e semi-públicos em todo o Brasil.

Ricardo David explica que o número de carregadores pode ser ainda maior que o total de pontos públicos e semi-públicos registrados no APP da Elev, pois muitos usuários de eletrificados utilizam carregadores em casa.

“É importante considerar que esse número mostra apenas um retrato: o número de carregadores coletivos. Precisamos sempre considerar que em locais privados, como condomínios e residências, já verificamos uma busca crescente para a instalação de carregadores para automóveis elétricos”, explica o executivo.

Cidade de São Paulo tem 400 pontos de recarga para carros elétricos
App da Elev ajuda a identificar os pontos de recarga (Foto: Pixabay)

100 mil carros elétricos até o fim de julho

De acordo com as estimativas da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, até o fim de julho, o mercado nacional deve atingir a frota de 100 mil carros elétricos. Ainda de acordo com a associação, atualmente, o segmento de carros eletrificados já ultrapassa desde os 90 mil veículos.

Somente em maio, o setor registrou 3.387 emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil, retomando a curva ascendente do início do ano e recuperando parte da queda de abril em relação a março. O aumento foi de 8,5% sobre abril (3.123) e de 9% sobre maio de 2021 (3.102).

O destaque do mês foram os comerciais leves elétricos, que saltaram de apenas 14 unidades emplacadas em abril para 59 em maio (aumento de 321%) – ainda assim, abaixo das 97 de março.

Cidade de São Paulo tem 400 pontos de recarga para carros elétricos
ABVE espera que a frota de eletrificados atinja 100 mil unidades até o fim de julho (Foto: Pixabay)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar