Era dos carros elétricos: saiba como andam os planos das montadoras

Quais são os planos de algumas montadoras referentes aos carros elétricos? Veja quais são as intenções das principais marcas.

Um futuro eletrificado é inevitável. Porém, ainda há muito que ser feito para que o setor automotivo popularize o segmento. Veja o que algumas montadoras têm de planos para o mercado dos carros elétricos.

Carros elétricos: eles dominarão o mercado mais cedo do que você imagina

A popularização dos carros elétricos é algo mais do que certo. Claro que o crescimento acontecerá de forma gradativa, e em alguns países será mais cedo do que em outros. No Brasil por exemplo, uma frota híbrida talvez seja o caminho mais concreto.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, há três possíveis cenários para o Brasil no que diz respeito a frota de elétricos. O mais promissor deles prevê que a frota de elétricos no mercado nacional será de 65% do mix de vendas totais de automóveis em 2035.

Só que para chegar a esse número, é necessário investir em tecnologias que possibilitem a popularização dos modelos, uma vez que um dos principais percalços para o desenvolvimento do mercado é o alto valor de investimento.

Sobre esse tema, em reportagens anteriores, desenvolvemos uma comparação do que é gasto para rodar com um Renault Kwid elétrico e um a combustão durante um ano. O resultado apenas reforça toda a economia e outras vantagens do propulsor.

Veja os planos das montadoras referente aos carros elétricos

Kwid E-Tech é o elétrico mais barato do país (Foto: Divulgação)

Porém, também exibe que por conta do alto preço dos modelos, é um investimento de médio e/ou longo prazo.

Dito isso, o Garagem360 reuniu os principais planos de algumas montadoras que atuam no país para entender qual é a estratégia que cada uma adota para ajudar a atingir o percentual previsto no estudo.

O que pretendem as montadoras no que diz respeito aos eletrificados?

Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, RAM e Dodge

O gigante grupo automotivo Stellantis, no qual a Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, RAM e Dodge, fazem parte, tem como foco lançar sete novos modelos híbridos e elétricos para a região da América do Sul até 2025. A estratégia no caso faz parte de atingir 20% de participação de mercado dentro do segmento até 2030.

Honda

Há pouco tempo a montadora japonesa Honda, anunciou quais são os planos referentes ao futuro descarbonizado. Nesse caso, o objetivo é atingir um portfólio 100% elétrico até 2024. Contudo, se os projetos se desenvolverem conforme a ideia inicial, a maioria do portfólio já será elétrica em 2030.

Toyota

De acordo com informações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, entre os eletrificados, a Toyota é líder em participação de mercado, graças aos modelos híbridos Toyota Corolla e Toyota Corolla Cross.

Além disso, de forma mais recente a marca apresentou o RAV4 híbrido para o país. De forma geral, os planos da montadora japonesa são de eletrificar sua frota até 2040 no mercado global.

De acordo com pesquisa, Brasil é o terceiro país com o SUV mais caro do mundo

Toyota RAV4 (Foto: Divulgação Toyota)

Volkswagen

A montadora alemã Volkswagen, tem como foco ser a marca que mais vende carros elétricos na Europa até 2023, com um total de 70% de participação de mercado no continente.

Para isso, a marca anunciou um investimento de US$ 86 bilhões entre 2021 e 2026, para produzir 1,5 milhão de eletrificados até 2025.

Renault

Por fim, a marca que possui o carro elétrico mais barato do Brasil, a Renault, também tem planos ambiciosos. Nesse caso, até 2030, a montadora francesa pretende ter 90% da sua frota 100% elétrica no mercado Europeu.

Veja os planos das montadoras referente aos carros elétricos

Volkswagen anuncia os planos para desenvolver elétricos na América do Sul (Foto: Divulgação)

 

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA