Carros da BYD ficam de fora do programa Carro Sustentável por não cumprirem as regras

Carros da BYD não cumpriram os requisitos do programa Carro Sustentável e ficaram de fora da isenção de IPI zero. Entenda os motivos!

O programa Carro Sustentável, lançado recentemente pelo governo federal, trouxe a promessa de incentivar a produção de veículos mais ecológicos e acessíveis no Brasil.

Ele oferece isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros que atendem a critérios específicos de sustentabilidade. 

Contudo, a BYD, uma das líderes no mercado de carros elétricos no país, ficou de fora dessa iniciativa, apesar de ser uma marca de grande destaque.

Você sabe o motivo? Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

Por que os carros da BYD não se enquadram no Carro Sustentável?

O Carro Sustentável foi projetado para beneficiar veículos compactos, mais leves e com características ambientais que contribuem para um futuro mais sustentável.

Dessa forma, a isenção de IPI é concedida aos modelos que atendem aos seguintes requisitos:

  • Emissão inferior a 83g de CO2 por quilômetro.

  • Mais de 80% de materiais recicláveis.

  • Fabricação nacional, com processos como soldagem, pintura e montagem no Brasil.

No entanto, os veículos da BYD, como o popular Dolphin Mini, não conseguem atender completamente a essas condições, o que os impede de se beneficiar da isenção de IPI.

Isso ocorre porque, embora a BYD tenha investido em uma nova fábrica em Camaçari, na Bahia, o processo de fabricação atual ainda não envolve a produção completa no Brasil.

Isto é, as unidades que estão sendo montadas por lá vêm desmontadas da China e são remontadas localmente em um esquema de SKD (Semi Knocked Down) e CKD (Completely Knocked Down).

Foto gerada por AI / Garagem360

O que isso significa para a BYD e seus clientes?

Embora os carros da BYD não possam ser homologados no programa Carro Sustentável neste momento, a montadora ainda se beneficiará de outra medida, o IPI verde

Para melhor entender, o IPI verde oferece descontos progressivos sobre o imposto para carros elétricos e híbridos, uma excelente notícia para quem busca modelos mais ecológicos.

Por exemplo, o Dolphin Mini, um dos carros mais vendidos pela marca, terá uma redução de 2 pontos percentuais na tarifa de 6,3%.

Esse cenário pode mudar nos próximos anos, conforme a produção nacional de veículos da BYD aumente e mais processos de fabricação sejam realizados no Brasil, como soldagem e pintura, o que permitirá um maior aproveitamento do IPI verde.

Fonte

Aproveite para conferir: Bateu saudade? Ford planeja retorno do Fiesta, mas sem “esperanças” para o Brasil

O que você acha dessa situação? A BYD consegue se adequar aos critérios do programa Carro Sustentável em breve? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião sobre a produção de carros sustentáveis no Brasil!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA