Carros autônomos: revoluções tecnológicas para a próxima década
Com o passar dos anos, a tecnologia embarcada nos veículos vem aumentando de forma bastante rápida. E os carros autônomos podem ser o próximo passo.
O mundo automotivo não para de se reinventar a cada dia. Com o passar dos anos, a tecnologia embarcada nos veículos vem aumentando de forma bastante rápida. E os carros autônomos podem ser o próximo passo.
O uso de assistentes de direção autônoma nunca foi tão comum. Hoje, empresas de tecnologia e fabricantes já fecharam parcerias e lançaram protótipos com a expectativa de transformar a experiência dos donos de carros. E este é um mercado promissor e que pode ganhar vários adeptos nos próximos 10 anos. Pensando nisso, o Garagem360 algumas das revoluções deste mercado a partir de agora.
Carros autônomos: revoluções tecnológicos para a próxima década
Segurança
Uma das principais vantagens de um carro autônomo é que eles podem garantir um bom nível de segurança aos passageiros. Existem pesquisas que dizem que acidentes causados por erro humano podem chegar a 95%. Mas nos próximos anos este número pode diminuir drasticamente.
Alguns projetos e sistemas já existentes podem explicar melhor. Veículos mais completos já oferecem sistemas de monitoramento e de assistência. Dentre eles, podemos destacar o controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem pré-colisão, alerta de mudança de faixa, detector de ponto cego e entre outros.
Sem falar do LiDAR. Ele é feito pela empresa Argo AI. Este recurso usa sensores e luzes capazes de fazer o monitoramento do trânsito a grandes distâncias (podem chegar a até 400 km). A Volvo é uma das marcas que irá apostar no sistema.
Experiência a bordo
Outro ponto que os carros autônomos irão revolucionar é a experiência. Algumas pessoas acreditam que no futuro, o estilo ou a marca do carro não serão as coisas mais importantes para as pessoas. O protagonista passará a ser o conforto oferecido pelo modelo.
Um dos exemplos mais notáveis é o carro conceito Vision Urbanaut. Apresentado recentemente, o protótipo da MINI mostra a visão da marca para o futuro da mobilidade. Esta van traz consigo a abordagem “amor analógico, conexão digital”. Seu interior é bastante semelhante a de uma sala de estar. Outro destaque é o “Momentos MINI”.
Leia mais: Sabe como funcionam os carros autônomos? Descubra aqui!
E como estamos falando de inovações, a conectividade não poderia ficar de fora. Os últimos lançamentos mostram que os carros estão trazendo sistemas de informação e entretenimento cada vez mais completos. E essa experiência pode ficar mais interessante no futuro, como no Audi Skysphere.
Este protótipo de luxo vem com duas telas no painel. De acordo com a montadora alemã, os ocupantes poderão curtir seus serviços de streaming e até fazer videoconferências. Sem falar que exista a possibilidade da própria fabricante oferecer opções personalizadas exclusivas (concertos, eventos esportivos e outros).
Zero emissões
Um trânsito mais limpo está no plano de vários governos. As marcas também estão se movimento e divulgando seus planos para o futuro. No futuro, teremos bastante carros elétricos e movidos a hidrogênio. E a chegada dos carros autônomos podem também contribuir para isso. Afinal, eles possuem motores eletrificados.
Serviços
Um setor que também pode se beneficiar é o de serviços. Isso porque já existem projetos com este objetivo. Os “Taxi-Robôs” podem ser um deles. Já existem vários projetos deles, como os feitos pela Cruise (empresa da General Motors), pela Zoox (da Amazon) e a Motional (da Hyundai).
Outra área importante que pode ganhar carros autônomos é a de entregas. Por fim, a chegada dos carros autônomos podem fazer com que dois setores já existentes cresçam. Estamos falando dos aplicativos de transporte (ride-hailing) e do compartilhamento de carros (car sharing). Hoje, eles são as melhores opções para aqueles que querem economizar dinheiro e mais tranquilidade.
(Com informações de Automotive Business e Canal Tech)
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.