Carro puxando para o lado? Culpa não é só alinhamento; veja 3 outros vilões
Carro puxando para o lado? Você acha que é alinhamento, mas pode ser algo mais grave, como pneu deformado ou freio travado. Entenda
Ter o carro puxando para o lado é muito irritante, mas também perigoso, pois força o motorista a corrigir a direção o tempo todo. Mas nem sempre o vilão é a falta de alinhamento; o problema pode ser mais sério. Quer aprender a reconhecer os sinais? Acompanhe o Garagem360 e veja os verdadeiros culpados!
Por que o carro puxando para o lado é tão perigoso?
Vamos do princípio, tá? Quando a direção puxa sozinha, o desgaste das peças aumenta muito. Os pneus comem de forma errada (desgaste irregular) e você gasta mais combustível. O carro não fica “na mão”. Ou seja, o maior risco é a segurança.

Em uma frenagem de emergência ou em uma curva na chuva, por exemplo, o carro pode sair de traseira ou não obedecer ao motorista. Ignorar esse sintoma é arriscado.
Suspeito número 1: falta de alinhamento
O primeiro culpado que vem à cabeça é o alinhamento (geometria). De fato, essa é a causa mais comum. Basta passar em um buraco forte para tirar as rodas do ângulo certo (câmber ou cáster).
Se o carro puxa, o primeiro passo é levar para fazer o alinhamento. Esse serviço está previsto no de todo veículo. Mas o problema é quando você faz o serviço e o carro continua puxando.
Não é alinhamento? Veja 3 outros vilões
Porém, se a geometria está correta, o mecânico precisa investigar outras três causas. Elas são muito comuns e enganam o motorista, que gasta dinheiro com alinhamento sem necessidade. Veja só:
1. Pneus
Inicialmente, o problema pode estar nos pneus. É a causa mais provável depois do alinhamento. Fique de olho nestes pontos:
- Calibragem errada: um pneu mais murcho que o outro “puxa” o carro para o lado mais vazio. É a primeira coisa a checar.
- Desgaste irregular: se um lado do pneu está mais gasto (“comeu” por dentro), ele muda a direção.
- Pneu “tatuado” (deformado): uma bolha ou deformação na estrutura do pneu faz o carro puxar. Às vezes o defeito é interno.
- Rodízio: se você fez o rodízio e o carro começou a puxar, a culpa pode ser de um pneu que se “acostumou” torto.

Manter a calibragem correta é vital para a segurança e para evitar esse problema.
2. Freios “enforcados” (pinça travada)
Esta é uma causa perigosa. O carro pode puxar para o lado porque o freio de uma das rodas não está soltando direito. A pinça de freio pode travar por sujeira, ferrugem ou defeito.
A pastilha fica “raspando” no disco o tempo todo. O carro anda “freado” daquele lado, e a direção puxa. Você percebe isso também pelo cheiro de queimado na roda ou se uma roda estiver muito mais quente que a outra.
3. Peças da suspensão com folga
O alinhamento só fica perfeito se a suspensão estiver firme. Se o carro tem peças gastas, como buchas de bandeja, pivôs ou terminais de direção, nada segura o alinhamento no lugar.
Você alinha o carro na oficina. No primeiro buraco, a folga das peças faz a roda sair do ângulo de novo. O carro volta a puxar. Não adianta alinhar sem antes trocar as peças da suspensão com folga.
Por isso, não ignore um carro puxando para o lado. Pode ser um simples pneu murcho, mas também pode ser o freio falhando. Levar em um mecânico de confiança é a única forma de saber.
E o seu carro, já passou por isso? Era alinhamento ou um pneu? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

 
                             
                 
                 
                