Carro por assinatura: será que o negócio vai vingar no Brasil?

Entenda como está o cenário dos carros por assinatura no Brasil e veja se é possível ele ter sucesso em terras tupiniquis!

O carro por assinatura é uma alternativa para aqueles motoristas que não querem adquirir um veículo 0 km, Mas, será que essa modalidade vai vingar no Brasil? Logo abaixo, o Garagem360 conta como está o cenário atual e faz uma projeção para os próximos anos. Acompanhe! 

Dolphin Mini é um dos carros por assinatura disponíveis no mercado - Foto: Nicole Santana - Garagem360
Dolphin Mini é um dos carros por assinatura disponíveis no mercado – Foto: Nicole Santana – Garagem360

Como está o mercado de carro por assinatura?

Dolphin Mini - Foto: Nicole Santana - Garagem360
Dolphin Mini – Foto: Nicole Santana – Garagem360

O serviço de “Carro por Assinatura” representa entre 8% e 10% da frota total do setor. Em 2023, fechou em 1,57 milhão de automóveis e comerciais leves. Essa estimativa é da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). 

Leia também:

Carro por assinatura foi a modalidade de locação de veículos que mais cresceu pós pandemia 

Segundo o vice-presidente da entidade setorial, Paulo Miguel Júnior, o interesse pelos carros por assinatura aumentou por diversos motivos. 

“Mais pessoas interessadas em corte de despesas com impostos, taxas e seguro, além do fim de encargos com a depreciação do veículo próprio, ao fazerem as contas encontram no aluguel de longa duração a solução mais apropriada para suas reais necessidades de transporte”, diz 

De acordo com o vice-presidente, a expectativa é que o carro deixe de ser um ativo do qual não se abre mão da posse. 

“Para as locadoras, vale a pena investir nesse nicho, levando em consideração os benefícios de mobilizar parte da frota para atender ao crescente interesse que essa modalidade de negócio vem despertando nas pessoas”.

Expectativa é de crescimento do serviço de carro por assinatura

A ABLA acredita que o serviço ganhará força no longo prazo. Segundo Paulo Miguel, a principal diferença do mercado brasileiro para outros países, como a Europa e os Estados Unidos, é a disseminação da cultura de aluguel de veículos. 

 “Por ser um país em que a cultura do aluguel de veículos ainda não está 100% disseminada, o potencial do Brasil para esse tipo de negócio é muito grande”, destaca Paulo Miguel Júnior.

O mais interessante é que, de acordo com a ABLA, o desenvolvimento do setor não deverá acontecer com a chegada de novas locadoras no mercado, mas sim com a profissionalização das empresas que já atuam no segmento. 

“É um setor complexo, cuja sobrevivência e continuidade do negócio exigem preparo e conhecimento por parte do empreendedor”, finaliza o vice-presidente Paulo Miguel Júnior.

Quanto custa alugar um carro por assinatura?

 A BYD oferece o Dolphin Mini por valores a partir de R$ 2.663. O Garagem360 destaca que a Volkswagen também dipõe desse serviço. Entre as opções, vale citar o T-Cross com custo mensal de R$ 2.699.

E para você, vale o investimento nos carros por assinatura? Comente!

Leia também: “Sem tempo a perder”: veja como funciona o programa de carro por assinatura da Volkswagen

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA