Carro por assinatura: será que o negócio vai vingar no Brasil?
Entenda como está o cenário dos carros por assinatura no Brasil e veja se é possível ele ter sucesso em terras tupiniquis!
O carro por assinatura é uma alternativa para aqueles motoristas que não querem adquirir um veículo 0 km, Mas, será que essa modalidade vai vingar no Brasil? Logo abaixo, o Garagem360 conta como está o cenário atual e faz uma projeção para os próximos anos. Acompanhe!
Como está o mercado de carro por assinatura?
O serviço de “Carro por Assinatura” representa entre 8% e 10% da frota total do setor. Em 2023, fechou em 1,57 milhão de automóveis e comerciais leves. Essa estimativa é da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
Leia também:
-
Comprar carro por assinatura: 5 dicas para não errar na escolha
-
Viajar com carro próprio ou com um por assinatura: o que vale mais a pena?
-
Haval H6 por menos de R$ 7 mil? Conheça o novo plano de assinatura de veículos da GWM
Carro por assinatura foi a modalidade de locação de veículos que mais cresceu pós pandemia
Segundo o vice-presidente da entidade setorial, Paulo Miguel Júnior, o interesse pelos carros por assinatura aumentou por diversos motivos.
“Mais pessoas interessadas em corte de despesas com impostos, taxas e seguro, além do fim de encargos com a depreciação do veículo próprio, ao fazerem as contas encontram no aluguel de longa duração a solução mais apropriada para suas reais necessidades de transporte”, diz
De acordo com o vice-presidente, a expectativa é que o carro deixe de ser um ativo do qual não se abre mão da posse.
“Para as locadoras, vale a pena investir nesse nicho, levando em consideração os benefícios de mobilizar parte da frota para atender ao crescente interesse que essa modalidade de negócio vem despertando nas pessoas”.
Expectativa é de crescimento do serviço de carro por assinatura
A ABLA acredita que o serviço ganhará força no longo prazo. Segundo Paulo Miguel, a principal diferença do mercado brasileiro para outros países, como a Europa e os Estados Unidos, é a disseminação da cultura de aluguel de veículos.
“Por ser um país em que a cultura do aluguel de veículos ainda não está 100% disseminada, o potencial do Brasil para esse tipo de negócio é muito grande”, destaca Paulo Miguel Júnior.
O mais interessante é que, de acordo com a ABLA, o desenvolvimento do setor não deverá acontecer com a chegada de novas locadoras no mercado, mas sim com a profissionalização das empresas que já atuam no segmento.
“É um setor complexo, cuja sobrevivência e continuidade do negócio exigem preparo e conhecimento por parte do empreendedor”, finaliza o vice-presidente Paulo Miguel Júnior.
Quanto custa alugar um carro por assinatura?
A BYD oferece o Dolphin Mini por valores a partir de R$ 2.663. O Garagem360 destaca que a Volkswagen também dipõe desse serviço. Entre as opções, vale citar o T-Cross com custo mensal de R$ 2.699.
E para você, vale o investimento nos carros por assinatura? Comente!
Leia também: “Sem tempo a perder”: veja como funciona o programa de carro por assinatura da Volkswagen