BYD e GWM:a estratégia que as duas marcas chinesas adotaram para alcançar o sucesso

Em 2023, duas marcas chinesas fizeram sucesso no segmento de veículos elétricos nacional: BYD e GWM. Mas afinal, o que está por trás dos números positivos das montadoras? 

BYD e GWM: conheça a estratégia que as duas marcas chinesas adotaram para alcançar o sucesso
Foto: Montagem (Divulgação/Nicole Santana/ Garagem360)

BYD e GWM adotam mesma estratégia para o sucesso

Além do fato de serem do mesmo país, a China, BYD e GWM apostaram na mesma estratégia em 2023 para se destacarem no segmento nacional de veículos elétricos. 

O plano em comum e bem sucedido das montadoras asiáticas foi acreditar no poder da comunicação em muitas inserções de propagandas, sobretudo na TV.

Dessa forma, BYD e GWM solidificaram suas imagens utilizando a boa e velha comunicação de massa. 

Ao todo, foram 658 inserções em publicidade da GWM ao longo do último ano. A BYD, realizou uma verdadeira ‘’força-tarefa’’ no segundo semestre do ano para contabilizar impressionantes 2.218 inserções em propagandas da marca. 

BYD e GWM: conheça a estratégia que as duas marcas chinesas adotaram para alcançar o sucesso
GWM Haval H6 (Foto: Divulgação)

Mais de 1/3 das inserções do segmento

Apenas GWM e BYD foram responsáveis por 38,4% das inserções em propagandas de TV de todo o segmento de veículos. 

Segundo estudo da Tunad, empresa de Inteligência de mídia, as inserções das duas marcas ocorreram principalmente no segundo semestre do ano. 

A maior concentração de inserções ocorreu na TV paga (fechada) como forma de busca o público-alvo de forma mais assertiva. O foco das montadoras se deu principalmente em São Paulo.

A partir de julho, as duas marcas representaram 7,5% das propagandas na categoria de veículos.

O ápice do investimento em publicidade foi registrado no mês de setembro, quando BYD e GWM juntas, totalizaram 38,4% das inserções no setor. 

A média de participação das empresas chinesas em inserções no segundo semestre foi de aproximadamente 14,5%. 

Quem vende mais BYD ou GWM?

BYD. Em 2023, a Build Your Dreams (BYD) realizou 17.943 vendas, sendo a segunda marca mais popular no segmento de veículos elétricos no Brasil. 

BYD e GWM: conheça a estratégia que as duas marcas chinesas adotaram para alcançar o sucesso
Foto: Nicole Santana/Garagem360

Investimento que dá retorno

Tamanho investimento realizado por BYD e GWM geraram frutos ainda no último ano. 

Em 2023, as fabricantes chinesas ficaram no top 5 de marcas mais comercializadas entre os carros elétricos, desbancando montadoras tradicionais como Volvo, BMW, Mini e Jac Motors. 

A BYD foi a segunda marca mais vendida entre os modelos elétricos com 17.943 comercializações, atrás apenas da Toyota com 21.042 emplacamentos. 

De quebra, a BYD teve o carro elétrico mais vendido do país em 2023, o Dolphin, com 6.812 unidades negociadas. 

Por sua vez, a GWM contabilizou 11.473 unidades vendidas, com destaque para o Haval H6, segundo veículo mais vendido por ‘’grupo de modelos’’ do ano entre os eletrificados, com 10.701 emplacamentos.

Aproveite e confira: China irá barrar crescimento desenfreado de carros elétricos no país

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar