Carro popular sem IPI: revelamos como ficariam os preços dos modelos mais baratos com a nova isenção?
Veja quanto os carros mais baratos poderiam custar com a nova isenção de IPI. Modelos como Renault Kwid e Fiat Mobi seriam mais acessíveis?
A nova proposta de redução de impostos para carros populares está dando o que falar, principalmente para quem busca um veículo acessível. Com o anúncio iminente do programa do governo federal, que promete isenção de IPI para modelos com motor 1.0, a pergunta que não quer calar é: como ficariam os preços dos carros mais baratos do Brasil? Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
O que muda para os carros populares?
A princípio, a ideia do governo é beneficiar carros de entrada com motores de até 1.0, que são conhecidos por serem mais econômicos e com menor impacto ambiental.
Isso pode fazer com que modelos como o Renault Kwid, o Fiat Mobi e o Chevrolet Onix fiquem ainda mais acessíveis, já que o IPI (Imposto de Produtos Industrializados), um imposto considerável no preço final do carro, seria zerado para aqueles que se encaixarem nas novas exigências.
Os carros com motores turbo, os importados e os que não atendem a critérios de sustentabilidade e eficiência energética ficaram de fora dessa redução.
Portanto, a isenção de IPI será um verdadeiro presente para os modelos mais simples, como os citados acima. Quer saber como ficaria o preço desses carros sem a cobrança do imposto? Continue lendo e descubra!
Quanto ficariam os preços do carro popular com a isenção de IPI?
Confira abaixo os preços dos carros mais baratos em 2025 com a possível isenção de 7% no IPI. Esses modelos são elegíveis para o Programa Carro Sustentável, que ainda está em fase de implementação. As informações são do Valor Econômico:
Renault Kwid Zen 1.0
- Preço original: R$ 79.790
- Preço com isenção de IPI: R$ 74.013
Fiat Mobi Like 1.0
- Preço original: R$ 80.990
- Preço com isenção de IPI: R$ 75.321
Citroën C3 Live 1.0
- Preço original: R$ 81.400
- Preço com isenção de IPI: R$ 75.702
Fiat Argo 1.0
- Preço original: R$ 91.990
- Preço com isenção de IPI: R$ 85.551
Peugeot 208 Active 1.0
- Preço original: R$ 91.990
- Preço com isenção de IPI: R$ 85.551
Chevrolet Onix MT 1.0
- Preço original: R$ 94.900
- Preço com isenção de IPI: R$ 88.257
Hyundai HB20 Comfort 1.0
- Preço original: R$ 95.790
- Preço com isenção de IPI: R$ 89.085
Volkswagen Polo Track 1.0
- Preço original: R$ 95.790
- Preço com isenção de IPI: R$ 89.085
Esses preços são baseados nas versões mais baratas de cada modelo, e a expectativa é que esses carros se tornem ainda mais atraentes para quem busca uma opção acessível.
Mas, atenção! A isenção de IPI não garante que as montadoras repassem o valor da redução ao consumidor final. Afinal, ainda não há nada certo sobre como as montadoras irão ajustar seus preços para refletir a mudança.
A redução de impostos pode realmente beneficiar o consumidor?
É natural que surjam dúvidas sobre o real impacto dessa medida para o bolso do consumidor. A expectativa é que a redução de impostos ajude a aquecer o mercado de carros populares, mas não há garantias de que todos os consumidores vão se beneficiar igualmente.
Além disso, é esperado que a medida dure até 2026, quando um novo regime tributário pode entrar em vigor. Para muitos, essa é uma tentativa do governo de impulsionar um mercado que estava estagnado, incentivando as vendas de modelos mais simples e acessíveis, com foco em sustentabilidade.
No entanto, isso depende de como as montadoras irão reagir a essas novas regras.
O que você acha dessa nova proposta? Será que os preços realmente cairão? Deixe seu comentário abaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.