Um carro elétrico voador pode estar mais perto do que você pensa. Com várias empresas correndo, ou voando, para chegar ao produto perfeito, uma alemã entra no páreo e com contratos bilionários já fechados!
Carro elétrico voador já está sendo construído e chegará ao Brasil
O futuro cada vez mais parece uma realidade no Brasil. Esta sensação irá se intensificar com a chegada do tão aguardado carro elétrico voador, conhecido como eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing).
A fabricante alemã Lilium é uma das que lideram este avanço tecnológico. Isto porque já deu início à montagem das primeiras fuselagens do seu inovador veículo aéreo, o Lilium Jet.
VEJA TAMBÉM
Tem-se previsão de lançamento do eVTOL no mercado global apenas para o ano de 2025. Mas é bem provável que antes disso já tenhamos testes dos modelos pelos céus do mundo.
Afinal, a Azul, uma das principais companhias aéreas do Brasil, fechou uma parceria estratégica com a Lilium para operar até 220 unidades do carro voador. O investimento foi de até US$ 1 bilhão, estimam.
A Azul planeja utilizar o eVTOL para expandir sua malha aérea, conectando centros econômicos, regiões metropolitanas, cidades turísticas e até mesmo condomínios residenciais a aeroportos.
Embora a previsão seja de que os modelos do Lilium Jet cheguem ao Brasil em 2025, a operação comercial deve levar mais tempo. Isto é graças à necessidade de realizar testes rigorosos e obter as certificações necessárias das autoridades de aviação.
O que exatamente é o eVTOL?
- O termo “eVTOL” significa “Electric Vertical Take-off and Landing” em inglês, qque se traduz para algo como “decolagem e pouso vertical elétrico”. Essa tecnologia revolucionária permite que a aeronave decole e pouse no lugar, sem precisar de uma pista longa.
- Inicialmente, sete fuselagens do eVTOL estão sendo montadas para dar início ao processo de certificação. A produção das fuselagens está a cargo da empresa parceira Aciturri, que também fornece partes das fuselagens para aeronaves como a Airbus A350, Boeing 787 e Embraer KC-390.
Ficha Técnica do Lilium Jet
- Capacidade para até seis pessoas mais um piloto
- Até 36 motores elétricos para gerar impulso
- Velocidade de cruzeiro de 250 km/h
- Autonomia de voo de até 250 km
- Nível de ruído de 68 decibéis a 100 metros de distância
Achou interessante o carro elétrico voador que pode vir ao Brasil? Essas tecnologias, por mais que distantes de nós, dão uma ideia do que podemos esperar nas cidades em algumas décadas.