Carro elétrico popular? Essas são as 3 opções mais acessíveis no Brasil hoje

Infelizmente as montadoras ainda não se movimentaram para reduzir os preços dos eletrificados mais baratos. Nesse quesito, o carro elétrico popular vai ficar devendo, já que os modelos mais em conta partem dos R$ 145 mil. 

kwid elétrico
O Renault Kwid e-tech um o carro elétrico popular no alto dos seus R$ 145 mil? Foto: Divulgação

Carro elétrico popular está longe de ser realidade

O primeiro da lista é o JAC E-JS1, vendido a partir de R$ 145.990. O veículo conta com baterias de fosfato de ferro-lítio, que oferecem uma autonomia de até 300 quilômetros com uma carga completa de bateria. O motor Jac e-JS1 é um dos seus pontos fortes, capaz de gerar um torque de 15,3 kgfm. 

É um hatch moderno e compacto, o que faz dele uma ótima opção para quem procura um carro elétrico completo em um modelo menor. O design também não deixa a desejar, mas está longe dos eletrificados mais robustos. 

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O outro modelo da lista é vendido a R$ 149.990, o Renault Kwid e-tech. Sua potência é um pouco menor do modelo Jac, entregando 11,5 kgfm de torque, bem como sua autonomia de pouco menos de 200 quilômetros com a carga completa. Seu porto forte é justamente a bateria, desenvolvida em módulos, diminuindo o custo em até 50% e facilitando a manutenção. 

jac e-js1
jac e-js1 é vendido a R$ 145.990. Foto: Divulgação

Em geral é a mesma coisa de Kwid à combustão, só que sem o barulho do motor. O que muda é só a grade frontal, que não existe no elétrico, mas em compensação possui as faróis com design mais agressivo (mas não muito). 

Por fim, o CAOA Cherry iCar é considerado por muitos, o melhor carro elétrico de entrada. Atualmente, o sub-compacto é vendido por R$ 149.990 e tem autonomia de até 197 km. A vantagem é o tempo de carregamento da bateria, apenas 36 minutos (20% a 80%). 

caoa chery icar
Caoa chery iCar é um dos elétricos mais vendidos do país. Foto: Divulgação

Possui um design mais arrojado, compacto, ideal para os grandes centros onde todo espaço é bem vindo. 

Porque os eletrificados ainda estão de fora do carro popular

A MP do carro popular faz uma série de exigências às montadoras para obtenção do desconto, que podem chegar até R$ 8 mil. A principal delas é o preço dos veículos, que não podem ultrapassar os R$ 120 mil. 

Nenhum elétrico no Brasil é vendido nesta faixa de preço e nenhuma das fabricantes se mostrou interessada em dar descontos como a Jeep fez com o Renegade Sport (de R$ 134 mil para R$ 115 mil) ou a própria CAO CHerry, que reduziu lançou uma versão Sport do Tiggo 5X por R$ 119 mil. 

Vamos ter que aguardar uma nova medida do governo que beneficie esta categoria, que atualmente até possui redução de impostos, mas ainda assim não são suficientes para torná-los mais populares.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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