Carro elétrico pode até ser mais caro, mas é mais barato para se manter

Descubra de uma vez por todas se vale a pena ter um carro elétrico e compare os custos para manter esse tipo de veículo!

Afinal, será que vale realmente a pena comprar um carro elétrico? Essa é uma das principais dúvidas atuais de muita gente, principalmente quando o assunto é custo de aquisição e para se manter.

Logo de cara, o que dá para antecipar é que os veículos eletrificados são sim mais vantajosos a longo prazo, mas será que eles realmente valem a pena quando comparados aos automóveis a combustão?

Acompanhe o Garagem360 e descubra de uma vez por todas!

É mais barato manter carro elétrico ou a combustão?

Todo mundo sabe que, para comprar um carro, é necessário desembolsar um alto valor. Isso porque os veículos, principalmente 0 km, estão cada vez mais caros. Mas e quando o assunto é carro elétrico, será que vale a pena?

Bem, a resposta não é tão simples. Primeiramente, é preciso considerar que o valor de compra de um carro elétrico geralmente é maior do que o de um carro a combustão. Entretanto, os custos de operação e manutenção podem inclinar a balança a favor dos elétricos ao longo do tempo.

Além disso, os custos com combustível, por exemplo, são significativamente reduzidos em carros elétricos, já que eles dependem de eletricidade, que é geralmente mais barata que gasolina ou diesel. 

Fora isso, como mencionado anteriormente, a manutenção de um carro elétrico tende a ser menos frequente e mais barata devido à menor quantidade de peças mecânicas e de desgaste.

No entanto, um ponto a se considerar é o custo da substituição de baterias, que pode ser alto. Apesar disso, com o avanço da tecnologia e o aumento da produção, o custo das baterias está diminuindo, e a vida útil delas está aumenta cada vez mais, o que pode diminuir este impacto ao longo dos anos.

Foto: divulgação

Veja ainda mais detalhes: Black Friday da BYD dará um ano de seguro de graça para carros selecionados da marca

Como saber se um carro elétrico é a escolha ideal para mim?

Bem, sem muitas delongas, para decidir se comprar um carro elétrico é a melhor opção para você, é preciso levar em conta uma série de fatores, como por exemplo:

  • Uso diário e autonomia:

    • Avalie a distância que você percorre regularmente. Carros elétricos são excelentes para deslocamentos urbanos e rotinas diárias com distâncias bem definidas, especialmente se a autonomia do veículo atender às suas necessidades diárias sem recarga frequente.
  • Infraestrutura de recarga:

    • Verifique a disponibilidade de pontos de recarga na sua área ou se você tem condições de instalar um carregador em casa. A conveniência de carregar o carro pode ser um fator decisivo.
  • Incentivos governamentais:

  • Impacto ambiental:

    • Considere o impacto ambiental de sua escolha. Carros elétricos oferecem a vantagem de zero emissões de escape, contribuindo para um meio ambiente mais limpo.
  • Desempenho do veículo:

    • Os carros elétricos proporcionam uma condução suave e silenciosa, com aceleração rápida devido ao torque instantâneo. Avalie se o desempenho atende às suas expectativas.
  • Valor de revenda:

    • Informe-se sobre como carros elétricos mantêm seu valor ao longo do tempo na sua região. Alguns mercados podem ter uma depreciação mais rápida devido à evolução rápida da tecnologia.

Por fim, para aqueles que ainda estão em dúvida, optar por um carro híbrido pode ser a melhor opção.

Aproveite para conferir: Futura frota será ainda mais elétrica? estudo revela intenção dos motoristas

↓E aí, o que você prefere? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA