A Hyundai tem planos para lançar um carro elétrico mais barato para compor sua frota de veículos 0 emissão de carbono. Porém, o modelo ainda não tem data de lançamento e terá o foco em mercados como a Europa, por exemplo. Veja o que diz o executivo da marca sobre o assunto.
Hyundai planeja carro elétrico mais barato, mas esse não será o foco da marca
A eletrificação já é considerada um futuro mais do que certo no mercado automotivo. Porém, se depender de marcas como a Hyundai, ela não será a única. A montadora continua firme no desenvolvimento de novos métodos de propulsão sustentáveis, como nos motores movidos a hidrogênio, por exemplo.
No entanto, a marca sabe que é necessário desenvolver um portfólio eletrificado para não ficar para trás na corrida do novo mercado. Para isso, a empresa pretende lançar cerca de 11 modelos elétricos até 2030. Porém, os veículos serão focados na Europa, uma vez que o continente é um dos mais avançados em políticas de eletrificação local.
VEJA TAMBÉM
Alguns produtos da montadora já foram apresentados, como os modelos Ioniq 5 e Ioniq 6. De acordo com a marca, em 2024, o Ioniq 7 será lançado para compor a nova ofensiva. Trata-se de um SUV de sete lugares, que será vendido no mercado norte-americano e também no europeu.
Porém, nenhum deles faz parte da parcela de carros elétricos mais “acessíveis”, como é o caso do Caoa Chery iCar, o Renault Kwid E-TECH e o JAC E-JS1, por aqui. Sobre esse assunto, o chefe de marketing da Hyundai para a Europa, Andreas-Christoph Hofmann, afirmou em entrevista ao Automotive News Europe, que a marca trabalha em um carro elétrico mais barato e acessível.
No entanto, o executivo não deu uma data concreta para a chegada do novo modelo. Acredita-se que o carro elétrico mais barato da Hyundai seja lançado por um preço de 20 mil euros, algo em torno de R$ 110 mil, em conversão direta.
O executivo também afirmou que desenvolver um carro de pequeno porte, principalmente com propulsão elétrica, é um tanto quanto complicado, uma vez que os modelos não geram muito lucro à marca.
Justamente por isso que a montadora prioriza o mercado de carros maiores e mais completos, como é o caso dos veículos já citados.
Os carros elétricos no Brasil
Ainda não há vestígios de um modelo eletrificado da Hyundai no Brasil. Por enquanto, a estratégia da marca visa focar no segmento mais popular de hatches, bem como no de SUVs, ambos a combustão. Nesses dois casos a marca está bem estabelecida, onde seus dois principais produtos – HB20 e Creta – estão bem estabelecidos e pertencem ao ranking dos mais vendidos.
No entanto, o cenário de elétricos no Brasil também está em fase de ascensão. O país totalizou 20.427 unidades de eletrificados comercializados no primeiro semestre de 2022.
O resultado gerou um crescimento de 47% sobre o mesmo período de 2021, época em que foram vendidas 13.899 unidades de eletrificados.
Com os números de junho, o total da frota nacional de leves eletrificados (HEV, PHEV e BEV) chega a 97.569 veículos, devendo passar de 100 mil nas próximas duas semanas.