Carro elétrico de parceria entre BYD e Mercedes pode dar dor de cabeça à Porsche
Denza, a marca de carros elétricos da BYD e Mercedes, já anunciou seu próximo lançamento. O quarto integrante da família será o Z9 GT, um esportivo de luxo com cara de mal e que vem para encarar de frente e sem medo modelos das marcas mais famosas do mundo.
Denza Z9 GT: Carro elétrico da BYD e Mercedes enfrentará de frente fortes competidores
A BYD acaba de revelar o Denza Z9 GT – uma perua elétrica que une perfeitamente esportividade e luxo. O lançamento está previsto ainda para este ano na China, com uma expansão global programada para 2025.
Inicialmente, ele desembarca na Europa. No entanto, se existem planos para levá-lo a outros mercados, como os EUA ou Brasil, ainda não sabemos.
Mas é claro que brigar neste mercado não é tarefa simples. Assim, o Z9 GT competirá diretamente com gigantes como o Porsche Panamera e o Zeekr 001 da Geely.
A submarca de luxo Denza foi criada originalmente pela chinesa em parceria com a Mercedes-Benz, que dividiam meio a meio. No entanto, em dezembro de 2021 a empresa alemã reduziu sua participação para 10%.
Por fim, a BYD não deu previsão da faixa de preço do Denza Z9 GT. Mas imagens já foram divulgadas – e você as confere ao longo do artigo, assim como alguns detalhes da mecânica.
Veja também: “Nada de BYD Dolphin ou Dolphin Mini: o carro elétrico de maior valor de revenda é outro“
Características do Denza Z9 GT
-
O Denza Z9 GT apresenta um design que busca mesclar robustez com esportividade, mas ainda mantendo o estilo luxuoso que a marca busca solidificar. Isto fica evidente em elementos como o aerofólio traseiro elétrico e o uso estratégico de fibra de carbono.
-
Primeiramente, suas dimensões são imponentes: 5180 mm de comprimento, 1990 mm de largura e 1500 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3125 mm.
-
No que tange desempenho, ele vem equipado com três motores elétricos. Estes são um motor de 230 kW na frente e dois de 240 kW na traseira.
-
Com eles o carro gera uma potência combinada de 710 kW, equivalente a impressionantes 952 cavalos. Isto tudo o leva a uma velocidade máxima de 240 km/h, que é eletronicamente limitada.
-
A tecnologia de bateria será a LFP Blade da BYD, embora os detalhes exatos ainda não tenham sido revelados. Ainda assim, podemos esperar uma autonomia e vida útil elevadas, uma vez que a empresa é referência em baterias para carros.
Qual o valor do BYD mais barato?
-
Lançado no Brasil em março de 2024, por aqui o carro BYD mais barato é o Dolphin Mini, vendido a partir de R$ 115.800.
Não há dúvidas de que podemos esperar grandes coisas de um carro elétrico da BYD e Mercedes. Por mais que a montadora alemã atualmente tenha baixa participação na marca, seu DNA ainda está lá, e continua a inspirar e impulsionar o desenvolvimento de grandes máquinas!