Carro elétrico da Audi será usado em um dos ralis mais difíceis do mundo
Um carro elétrico da Audi será utilizado em uma das provas mais tradicionais. Veja o Audi RS Q e-tron e conheça seus detalhes técnicos.
Um carro elétrico da Audi será usado pela marca em um dos ralis mais desafiadores, e tradicionais, do mundo. O Dakar 2022, que será disputado em janeiro, terá o Audi RS Q e-tron como representante da marca alemã.
Carro elétrico da Audi no Dakar 2022
No entanto, não será um modelo totalmente elétrico. Isso porque não é possível recarregar as baterias do modelo no meio do deserto da Arábia Saudita, onde a competição será realizada em 2022, a Audi optou por colocar um motor a combustão para realizar o carregamento das baterias dos propulsores elétricos.
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Este motor é o mesmo utilizado pela empresa nos carros da DTM. Trata-se de um 2.0 turbo TFSI. A potência não foi revelada, mas ele rende 610 cv nos bólidos do campeonato alemão de turismo.
Conjunto elétrico
Apesar dessa característica, são os motores elétricos os responsáveis pela locomoção do modelo. E o Audi RS Q e-tron utilizada um em cada eixo.
Os dois são iguais aos que a empresa alemã utiliza nos carros da Fórmula E, categoria 100% elétrica. Há ainda um terceiro motor elétrico, que é o conversor de energia e faz o carregamento da bateria de alta voltagem durante a condução.
O carro ainda é capaz de recuperar a energia das frenagens para completar o nível da bateria. A Audi diz que o peso dela é de 370 kg e que sua capacidade é de 50 kWh.
E como é comum em carros elétricos, o modelo da Audi não conta com uma ligação mecânica entre os eixos. A tração integral é feita por meio de um software desenvolvido pela empresa alemã. Ele cria uma espécie de diferencial central virtual e que é configurável livremente.
Outra característica do carro elétrico da Audi é que ele utiliza apenas uma marcha para dar conta dos 680 cv (500 kW) de potência. Porém, a marca ainda não sabe se toda essa cavalaria será utilizada. Serão necessários mais alguns testes para compreender o funcionamento do veículo e quanta potência será utilizada na competição.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.