Carro elétrico “baratinho” da Honda se despede após não cativar o público

O Honda E, carro elétrico da Honda, foi descontinuado nos mercados internacionais após não conquistar os resultados esperados. Sinal de crise na montadora? Não mesmo, pois os planos dela para a eletrificação ainda são promissores!

Carro elétrico Honda E

 

 

O visual retrô charmoso do Honda E não conquistou o público (Imagem: Divulgação/Honda)

Carro elétrico da Honda será descontinuado por falta de vendas

Uma notícia chegou de surpresa para nós, mas talvez nem tanto para os mercados lá fora. Esta foi a de que a Honda anunciou que encerrará a produção do seu compacto elétrico, o Honda E, em janeiro de 2024.

O modelo, primeiro carro elétrico urbano da marca, teve seu principal mercado em países como Europa e Estados Unidos. No entanto, não conseguiu emplacar vendas, levando a este fim trágico e precoce.

A confirmação veio através de uma mensagem oficial no site da empresa no Japão, que deixou claro que o modelo não conseguiu conquistar o público como o esperado. 

Porque o Honda E não vendeu?

  • Apesar de sua concepção moderna combinada ao estilo retrô, o Honda E enfrentou desafios. Estes, que ele não superou, resultaram em uma vida curta no mercado, com apenas três anos de produção.

  • Dois pontos principais foram apontados como obstáculos centrais: preço e autonomia. Na França, por exemplo, a versão Advance do Honda E tem um preço inicial de 42.100 euros (equivalente a R$ 226.000), considerado elevado para a proposta do veículo.

  • Além disso, a autonomia limitada também contribuiu para a falta de adesão. Ela varia conforme o nível de acabamento e o tamanho das rodas, mas no ciclo WLTP chega a um máximo de até 220 km.

  • Essa limitação afetou a competitividade do veículo em um mercado cada vez mais exigente, especialmente nos EUA, onde as distâncias são mais significativas em uma escala mais ampla.

Veja também: Honda WR-V vai voltar para competir com Yaris Cross da Toyota

Breve histórico do Honda E e planos futuros da montadora para os elétricos

Interior do carro Honda E

 

 

Até por dentro o Honda E tem visual clássico, mas cheio de tecnologia (Imagem: Divulgação/Honda)
  • Lançado em 2020, o Honda E trouxe uma potência de até 113 kW (152 cavalos) e 315 Nm de torque máximo. Com tração nas rodas traseiras por meio de um motor de ímã permanente e transmissão de velocidade única, o modelo buscava se destacar no segmento urbano.

  • No entanto, mesmo com presença em diversos mercados, ele nunca conseguiu superar os concorrentes. Além disso, nunca foi cogitado para venda no Brasil – e com razão, pois teria vida difícil aqui competindo com os chineses.

  • Apesar desse drama do descontinuamento do Honda E, a Honda demonstra otimismo para o futuro. Tanto que a montadora já se prepara para apresentar novidades e lançamentos no setor de veículos elétricos, mostrando que o encerramento desse modelo não abalou seus planos ousados.

Mesmo com esse carro elétrico da Honda descontinuado, vemos como a montadora está olhando para o futuro. Assim, o objetivo é se posicionar melhor neste segmento cheio de competição. Quem sabe ela não conquiste melhores resultados com tudo isso que promete trazer nos próximos anos!

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar