O VW Virtus obteve 5 estrelas em segurança no novo protocolo de testes do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP), que avalia o nível de segurança dos modelos vendidos na região.
O sedã junta-se assim a Nivus e Taos, SUVs que já tinham a pontuação máxima no portfólio da marca alemã.
Veja por que o Virtus é o mais novo carro da VW a ganhar nota máxima em segurança
Em 2022, o Latin NCAP avaliou o VW Virtus fabricado na Índia, concedendo a nota máxima na ocasião. Depois disso, o Virtus fabricado no Brasil já havia recebido atualizações importantes em seus itens de segurança.
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“Como as atualizações do Virtus também foram introduzidas na versão produzida no Brasil, o Latin NCAP realizou testes de auditoria em unidades fabricadas no País para verificar se o desempenho de segurança está no mesmo nível. O processo de auditoria mostrou que o VW Virtus produzido no Brasil iguala-se ao desempenho do New Virtus produzido na Índia”, afirma o Latin NCAP.
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Com o resultado positivo dessa auditoria, a avaliação 5 estrelas foi estendida para todas as versões do Novo Virtus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo-SP, que são exportadas para quatro países na América do Sul – Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai.
Lembrando que os testes feitos pelo programa de avaliação consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.
Saiba mais sobre o VW Virtus, sedã 5 estrelas em segurança
A nova geração do VW Virtus foi lançada no Brasil em fevereiro último. O sedã foi totalmente reformulado na parte externa, recebendo um design mais imponente e iluminação 100% em LED.
O Virtus é único modelo da linha Volkswagen que possui três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.
Mas o que conta para o LatinNCAP é que VW Virtus 2023 recebeu um pacote completo de assistências ao condutor. Desde a versão de entrada, a 170 TSI, o modelo sai de fábrica, entre outros, com os seguintes equipamentos:
- Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC);
- Frenagem Autônoma de Emergência (AEB);
- Sistema Start-Stop;
- Seis airbags – sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina:
- Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC);
- Controle de Tração (ASR).
Testes de segurança do Latin NCAP estão mais rigorosos
O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em quatro grupos de avaliação, e a nota geral é definida pela menor avaliação obtida entre esses grupos:
- Proteção aos Ocupantes Adultos – Nesse grupo são realizados ensaios pelo impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo; impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste).
- Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e, adicionalmente, a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.
- Proteção aos Ocupantes Crianças – A avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção às crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas e outros equipamentos para o transporte de crianças.
- Proteção aos Pedestres – São avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos que estão do lado de fora do veículo, durante testes de impacto na região frontal do veículo.
- Sistemas de Assistência ao Condutor – São avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).
Com o novo protocolo, os critérios de avaliação do Latin NCAP ficaram mais rigorosos. Isso explica por que modelos como o VW Polo, que perdeu duas estrelas no final de 2023, tiveram suas avaliações rebaixadas recentemente.