Carro da VW recebe 5 estrelas em teste de segurança

O VW Virtus obteve 5 estrelas em segurança no novo protocolo de testes do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP), que avalia o nível de segurança dos modelos vendidos na região.

O sedã junta-se assim a Nivus e Taos, SUVs que já tinham a pontuação máxima no portfólio da marca alemã. 

Veja por que o Virtus é o mais novo carro da VW a ganhar nota máxima em segurança

Carro da VW recebe 5 estrelas em teste de segurança
VW Virtus recebe a nota máxima, 5 estrelas, em testes de segurança (Foto: DIvulgação/Latin NCAP)

Em 2022, o Latin NCAP avaliou o VW Virtus fabricado na Índia, concedendo a nota máxima na ocasião. Depois disso, o Virtus fabricado no Brasil já havia recebido atualizações importantes em seus itens de segurança.

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“Como as atualizações do Virtus também foram introduzidas na versão produzida no Brasil, o Latin NCAP realizou testes de auditoria em unidades fabricadas no País para verificar se o desempenho de segurança está no mesmo nível. O processo de auditoria mostrou que o VW Virtus produzido no Brasil iguala-se ao desempenho do New Virtus produzido na Índia”, afirma o Latin NCAP.

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Com o  resultado positivo dessa auditoria, a avaliação 5 estrelas foi estendida para todas as versões do Novo Virtus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo-SP, que são exportadas para quatro países na América do Sul – Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai.

Lembrando que os testes feitos pelo programa de avaliação consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.

Saiba mais sobre o VW Virtus, sedã 5 estrelas em segurança

Carro da VW recebe 5 estrelas em teste de segurança
VW Virtus 2023 é oferecido no Brasil em cinco versões (Foto: Divulgação/Volkswagen)

A nova geração do VW Virtus foi lançada no Brasil em fevereiro último. O sedã foi totalmente reformulado na parte externa, recebendo um design mais imponente e iluminação 100% em LED.

O Virtus é único modelo da linha Volkswagen que possui três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.

Mas o que conta para o LatinNCAP é que VW Virtus 2023 recebeu um pacote completo de assistências ao condutor. Desde a versão de entrada, a 170 TSI, o modelo sai de fábrica, entre outros, com os seguintes equipamentos:

  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC);
  • Frenagem Autônoma de Emergência (AEB);
  • Sistema Start-Stop;
  • Seis airbags – sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina: 
  • Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC);
  • Controle de Tração (ASR).

Testes  de segurança do Latin NCAP estão mais rigorosos

Carro da VW recebe 5 estrelas em teste de segurança
VW Virtus passa com louvor nos rigorosos testes de segurança (Foto: Divulgação/Latin NCAP)

O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em quatro grupos de avaliação, e a nota geral é definida pela menor avaliação obtida entre esses grupos:

  • Proteção aos Ocupantes Adultos – Nesse grupo são realizados ensaios pelo impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo; impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste).
  • Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e, adicionalmente, a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.
  • Proteção aos Ocupantes Crianças – A avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção às crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas e outros equipamentos para o transporte de crianças.
  • Proteção aos Pedestres – São avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos que estão do lado de fora do veículo, durante testes de impacto na região frontal do veículo.
  • Sistemas de Assistência ao Condutor – São avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).

Com o novo protocolo, os critérios de avaliação do Latin NCAP ficaram mais rigorosos. Isso explica por que modelos como o VW Polo, que perdeu duas estrelas no final de 2023, tiveram suas avaliações rebaixadas recentemente.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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