Carro com recall pendente não poderá fazer licenciamento 2022; entenda

licenciamento
Tanto o recall quanto o licenciamento são importantes. E a não realização do primeiro pode impactar no segundo (Foto: Pixabay.com)

Uma das coisas mais importantes que existem no mundo automotivo são os recalls. Normalmente, eles são convocados pelas próprias montadoras para consertar certos problemas nos veículos. Além de ajudar a evitar acidentes, eles são importantes por outros motivos, como fazer o licenciamento 2022. Exatamente o que você leu! O próprio Código de Trânsito Brasiliero (CTB) diz isso. Veja!

licenciamento
Foto: Pixabay.com

Carro com recall pendente não pode fazer licenciamento; entenda

Estamos falando de dois assuntos bastante importantes. Os recalls, por exemplo, é um serviço que é amplamente divulgado pelas fabricantes em seus meios de comunicação. Os reparos realizados neles são importantes. Porém, infelizmente, muitos motoristas não respeitam. Mas eles podem acabar se prejudicando. Eles podem, por exemplo, não conseguir fazer o licenciamento.

licenciamento
Foto: Pixabay.com

Esta regra foi adicionada ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB)  recentemente. De acordo com a lei, os motoristas que não compareceram aos recalls no período de um ano não estarão liberados para fazer o licenciamento. A lei entrou em vigor no dia 12 de abril deste ano. Lembrando que o motorista não precisa pagar pelo recall. É só agendar o serviço e levar o veículo na data marcada.

Na mesma medida, fazer o licenciamento do carro é bastante importante. Isso porque ele atesta que o veículo está regularizado. Ou seja, podemos dizer que ele funciona como uma autorização para rodar pelas ruas. Normalmente, o pagamento da taxa de licenciamento é feita junta com o IPVA. Cada estado possui um valor. Já faz um tempo que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é digital.

Foto: Pixabay.com

Mas para fazê-lo você precisa fazer o recall. Quando ele não é feito, uma notificação aparece no CRLV. As mesmas pendências aparecem tanto no documento impresso quanto no digital. Alguns aplicativos podem ser usados para consultar as pendências. Para resolver, é só marcar e realizar o serviço. As próprias montadoras “avisam” o sistema do licenciamento e a pendência é retirada.

O não pagamento do CRLV pode gera multa

licenciamento
Foto: Pixabay.com

O pagamento do licenciamento é obrigatório. Caso contrário, rodar com o veículo sem o licenciamento estar regularizado pode gerar certos problemas. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, não fazer o pagamento da taxa no prazo é considerada uma infração gravíssima. Ou seja, você terá que pagar uma multa de R$ 293,47. Sem falar que o motorista levará sete pontos na carteira de habilitação.

Sem falar das multas e juros. Mas você pode regularizar a situação. No caso dos motoristas de São Paulo, por exemplo, elas podem usar o site oficial do Detran-SP. De acordo com ele, você precisa entrar na opção Veículos e depois em Licenciamento Anual. Depois, é só clicar na área Licenciamento digital (CRLV-e). Depois, é só escolher a opção “Pelo Portal”.

Lembrando que o pagamento da taxa de licenciamento deve ser feita na rede bancária conveniada. O documento é imprenso pelo próprio site. Você também pode consular se há debitos pendentes no mesmo site. Se você não morar no estado de São Paulo, o recomendado é verificar o Detran do seu estado. Lembrando que o Garagem360 sempre te mantém informado sobre as novidades do licenciamento 2022, do IPVA e do seguro DPVAT.

Com informações do Jornal Extra

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar