Reconhecido nos dias de hoje como um sedã esportivo por excelência, o BMW Série 3 está completando 45 anos de existência. Essa linhagem de carros consegue manter o sucesso até hoje: o modelo 320i é o mais vendido da montadora bávara no Brasil.
Acompanhe a seguir um pouco da história desse carro icônico.
Conheça a trajetória de sucesso do BMW Série 3
A primeira geração do BMW Série 3 foi apresentada ao mundo em julho de 1975, e permaneceu no mercado até 1983. O design da carroceria deste modelo foi obra de Paul Bracq, que foi chefe de design da BMW entre 1970 e 1974. Ele também criou outros carros, como o protótipo BMW Turbo que resultou no lendário BMW M1.
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O design do primeiro BMW Série 3 foi inspirado no BMW Série 5, fabricado entre 1972 e 1981, e se destacou pela carroceria de duas portas e traseira bastante diferente do padrão adotado na época.
O primeiro BMW Série 3 tinha 4.355 milímetros de comprimento, 1.610 de largura, 1.380 de altura e distância entre-eixos de 2.563 mm. Ficou claro que uma nova classe havia nascido dentro da BMW: o sedã esportivo compacto.
Em seu lançamento, o BMW Série 3 era equipado com um motor de quatro cilindros movido a gasolina, que permaneceu em linha até 1987. Eles eram baseados no lendário bloco M 10, que levou o piloto Nelson Piquet ao título do Campeonato Mundial de Fórmula 1, em 1983.
A primeira geração do BMW Série 3 foi lançada nas seguintes versões: 316 (com 90 cv de potência), 318 (98 cv) e 320 (109 cv). Todos o modelos usavam carburadores solex. Se o cliente quisesse mais desempenho, poderia escolher o 320i, que utilizava o então revolucionário sistema de injeção, responsável por elevar a potência a 125 cv.
Na nomenclatura dos modelos, os dois últimos algarismos representam a capacidade volumétrica do motor. Por exemplo, o 316 usava um motor de 1.6 litros.
Em 1977, chegam os motores de seis cilindros
O BMW Série 3 foi o primeiro veículo do segmento a incorporar um motor de seis cilindros em linha. Durante o Salão de Frankfurt de 1977, os entusiastas da marca puderam conhecer os novos modelos 320/6 e 323i. O evento marcou o início de uma longa tradição na BMW: a de sedãs esportivos equipados com blocos de seis cilindros.
Em 1978, novos recursos apareceram na gama de motores. O 316 passou a usar o bloco de 1,8 litros de 90 cv, e o 318i lançou um sistema de injeção para que sua potência fosse aumentada para 105 cv. Finalmente em 1981, o BMW 315 foi introduzido. Era uma versão interessante de acesso à gama que usava um motor 1.6 com 75 cv.
Após seis anos de produção, em maio de 1981, saiu da linha de produção a milionésima unidade do BMW Série 3, tornando a linhagem então a mais vendida da história da fabricante alemã.
Série 3 começa a ser produzido no Brasil em 2014
Em outubro de 2014, a produção nacional do BMW Group teve início na fábrica localizada em Araquari (SC), com o BMW Série 3 na versão ActiveFlex. Desde então, a produção nacional do Série 3 foi expandida. Atualmente, são fabricadas em solo nacional as versões 320i GP, 320i Sport GP, 320i M Sport e 330i M Sport.
Além disso, também são comercializadas no País, via importação, as versões 320i Sport, 330e M Sport (híbrido Plug-In) e M340i xDrive. O Série 3 foi eleito o Carro Premium de 2020 na última edição do Prêmio Carro do Ano.
BMW 320i é o modelo da marca mais vendido no Brasil
O destaque atual vai para o BMW 320i, modelo da marca mais vendido no País, que tem preços a partir de R$ 287.950.
Esse BMW Série 3 traz tração traseira, câmbio automático de oito marchas, motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998 cm³), quatro cilindros em linha, 184 cv de potência máxima entre 5.000 e 6.500 rpm e torque de 300 Nm.
No quesito tecnologia, o Série 3 traz o Live Cockpit Professional, que entrega ao usuário informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas, sendo o display digital de 12,3” e o iDrive de 10,25”, além de interfaces disponíveis para operação por meio de controle de voz.
O modelo oferece ainda o Parking Assistant – um sistema que mede os espaços para estacionar automaticamente por intermédio de câmeras e de sensores, realizando as manobras com máxima precisão, economia de tempo e conforto – e o Reversing Assist, sistema que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo, ideal para uso em manobras em vias estreitas.