Caminhão elétrico da Volvo é exibido pela 1ª vez no Brasil

O FM Electric, novo caminhão elétrico da Volvo, é um dos destaques da Fenatran 2022; saiba todos os detalhes do modelo

A Volvo está apresentando, na atual edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran 2022), em São Paulo, o Volvo FM Electric, um caminhão pesado 100% elétrico que tem autonomia de até 300 quilômetros. Com zero emissão, trata-se de um veículo projetado para a distribuição urbana e regional de cargas. A montadora sueca ainda não divulgou a data de início de comercialização do novo caminhão no País.

Saiba mais sobre o novo caminhão elétrico da Volvo

Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, ressalta que, em 2019, a marca foi a primeira entre os fabricantes tradicionais a oferecer caminhões 100% elétricos:

“Trazer o FM Electric para o Brasil é um importante marco no nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis. A eletrificação do transporte de cargas por caminhões pesados já é uma solução viável na Europa e logo será aqui também.”

Volvo FM Electric foi pensado para o transporte urbano de cargas (Foto: Divulgação/Volvo)

Produzindo em série modelos semipesados e pesados, atualmente a Volvo tem uma oferta completa deste tipo de veículo na Europa (onde é líder em elétricos) e nos EUA.

O novo caminhão elétrico da Volvo tem opções com peso bruto total combinado (PBTC) de até 44 toneladas. Pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios regenerativos – que recuperam parte da energia que seria descartada quando o freio é acionado. 

“É uma tecnologia bastante útil e eficiente para operações urbanas, na qual as frenagens e arrancadas são constantes”, declara o diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina, Alan Holzmann.

Ao fim da jornada diária de trabalho, o Volvo FM Electric pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora. Como alternativa, podem ser feitas recargas rápidas em corrente contínua.

Alto desempenho sem ruídos e sem poluição

Volvo FM Electric (Foto: Divulgação/Volvo)

O novo caminhão elétrico da Volvo tem potência de até 490 kW,  o equivalente a 660 cv. Equipado com a caixa de câmbio I-Shift, é um veículo para uma série de diferentes operações: desde o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutis, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

Além de proporcionar zero emissões de gases, o novo caminhão tem baixíssimo nível de ruído, o que o torna uma excelente opção para executar tarefas urbanas e à noite, sem provocar poluição sonora e incômodo em áreas residenciais. 

Pode até ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns, por exemplo. Outro atributo importante é que o veículo oferece pouca vibração, garantindo um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas que passam longas horas dentro da cabine.

Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias do Volvo FM Electric podem ter uma segunda vida de mais de 20 anos, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica.

Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA