Caminhão elétrico da Mercedes-Benz promete revolucionar o mercado

Mundialmente conhecida, a linha de caminhões da Mercedes-Benz acaba de ganhar mais um componente. Na última quarta-feira (30), a Mercedes-Benz Trucks anunciou a chegada do eActros. Este é o primeiro caminhão elétrico da montadora alemã. Sua produção começará ainda no segundo semestre.

Caminhão elétrico da Mercedes-Benz 

Ele foi baseado no conceito apresentado no IAA 2016 (Salão do Automóvel), que foi sediado na cidade de Hannover. Desde então, o caminhão elétrico de Mercedes-Benz passou por diversos testes em parceira com empresas do país.

“O desenvolvimento do eActros teve foco na parceria com os clientes. Tudo o que aprendemos com a Frota de Inovação está agora sendo incorporado na produção em série. Em comparação com os protótipos, vários recursos como a autonomia, potência de acionamento e segurança foram consideravelmente aprimorados no modelo de produção em série”, explica Andreas von Wallfeld, Chefe de Vendas & Marketing da Mercedes-Benz Trucks.

Mercedes-Benz eActros (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Com o avanço da tecnologia e o aumento do mercado de automóveis (e veículos comerciais) 100% elétricos, é comum que empresas passam a adotar veículos deste tipo para a prestação de serviços. O alemão se junta a outros modelos de caminhões que ganharam propulsor deste tipo.

“Temos que reconhecer que o transporte é uma parte do problema quando se trata de mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, podemos e seremos parte da solução. Começamos com o nosso eActros, que percorreu mais de meio milhão de quilômetros em vias públicas”, destaca Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e responsável pela Mercedes-Benz Trucks.

Mercedes-Benz eActros (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Ainda de acordo com a montadora, o veículo será produzido em Wörth am Rhein, cidade da Alemanha onde está localizada sua maior fábrica de montagem de caminhões. No primeiro momento, apenas Alemanha, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, Noruega e Suécia poderão vender o veículo.

Eletrificação

Mercedes-Benz eActros (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

E falando nisso, o sistema elétrico do Mercedes-Benz eActros é formado por dois motores elétricos. Segundo a fabricante, o caminhão utiliza três ou quatro baterias com capacidade máxima de 420 kWH (105 kWh cada). Isso dependerá da versão escolhida. Com elas, o modelo pode alcançar uma autonomia de 400 km. O nível delas é exibido na central multimídia.

Leia mais: Mercedes-Benz A250 2021: hatch vale os R$ 320 mil pedidos?

Recarregá-lo pode ser bem rápido. Usando uma estação de carregamento de 400A DC, as três baterias podem alcançar 80% em um pouco mais de uma hora.

Segurança

Do mesmo modo que o modelo movido a diesel, o caminhão elétrico da Mercedes-Benz ajuda o motorista a andar pelas estradas com mais segurança. Sem falar que a marca está atenta aos desafios associados aos veículos elétricos e seus sistemas de alta tensão.

Além disso, ele vem de série com:

  • MirrorCam;
  • Assistente de ponto cego (Side Guard Assist S1R);
  • Quinta geração do assistente ativo de frenagem (com detector de pedestres).

Soluções digitais e eConsulting

Mercedes-Benz eActros (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Outros pontos positivos do caminhão são as soluções digitais para as empresas. Os gerentes de frota podem aproveitar de algumas funções oferecidas no Fleetboard. Nele, é possível criar um diário de bordo com todas as informações das rotas utiliadas, dos tempos de condução, das paradas e dos intervalos de carga, por exemplo. Além disso, a Mercedes-Benz oferece um sistema de telediagnóstico chamado “Mercedes-Benz Uptime”.Vale lembrar que o  pacote “Mercedes-Benz Complete” ainda traz o Pacote de Manutenção Total.

Mercedes-Benz eActros (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Por fim, os proprietários do eActros podem contar com o “eConsulting”. Ou seja, a Mercedes-Benz Trucks oferece :

  • consultoria;
  • serviços;
  • soluções digitais.

Tudo para aumentar a capacidade de utilização do veículo. Além de ajudar a empresa a se adptar ao mundo elétrico.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar