Em São Paulo, o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores referente a este ano, o IPVA SP 2023, prossegue na semana do Carnaval com o vencimento da 2ª parcela e da cota única sem desconto. Os proprietários de veículos com placa final 5 devem quitar a segunda parcela até esta sexta-feira (17). Até a próxima sexta-feira (24), os boletos vencem para os demais finais de placa (de 6 a 0).
Confira o calendário do IPVA SP 2023 e saiba como pagar o tributo
O calendário do IPVA SP 2023 teve início no mês de janeiro, quando venceu a cota única antecipada com desconto de 3% e a primeira cota para quem optou por parcelar o tributo. Neste mês, a segunda parcela ou a cota única sem desconto (para quem não fez pagamento algum em janeiro) começou a vencer no último sábado (11).
Neste ano, com o intuito de facilitar a memorização por parte dos proprietários de veículo, a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) optou por fixar um dia do mês para o vencimento do IPVA de cada final de placa – os pagamentos do final 1 sempre vencem no dia 11 do mês, do final 2, no dia 12 e assim por diante.
VEJA TAMBÉM
Dessa forma, há vencimentos que caem no sábado e no domingo – o que, pelas regras bancárias, permite que o pagamento seja efetuado no dia útil seguinte. Assim, mesmo vencendo neste sábado (18), o IPVA SP 2023 dos veículos com placa final 5 pode ser pago na próxima segunda-feira (20) – o mesmo vale para o final 6, vencendo domingo (19).
Calendário de pagamento do IPVA 2023 em São Paulo – cota única sem desconto e 2ª parcela:
- Final 1 – 11 de fevereiro
- Final 2 – 12 de fevereiro
- Final 3 – 13 de fevereiro
- Final 4 – 16 de fevereiro
- Final 5 – 17 de fevereiro
- Final 6 – 18 de fevereiro
- Final 7 – 19 de fevereiro
- Final 8 – 20 de fevereiro
- Final 9 – 23 de fevereiro
- Final 0 – 24 de fevereiro
Saiba como pagar o IPVA SP 2023
Para efetuar o pagamento do IPVA 2023 em São Paulo, basta o motorista utilizar a rede bancária credenciada, realizando a consulta do imposto por meio do número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).
É possível efetuar o recolhimento do imposto pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento, nos guichês de caixa ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Veja a lista de bancos credenciados – somente neles é possível pagar o IPVA SP 2023 utilizando apenas o número do Renavam:
- Bancoob
- Bradesco
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Daycoval
- Itaú
- Mercantil do Brasil
- Rendimento
- Safra
- Santander
Pagamentos em atraso
A Sefaz-SP ressalta que o contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.
A inadimplência do IPVA 2023 impede a efetivação do Licenciamento 2023. Após a data limite fixada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).