BYD no Brasil: marca faz acordo para produção de carros elétricos na Bahia
Os planos da BYD no Brasil continuam em expansão. A marca assumirá a fábrica que era da Ford, em Camaçari, na Bahia.
A marca chinesa continua com seu plano de expansão no mercado brasileiro. Além das concessionárias já presente no país, a BYD terá uma fábrica em Camaçari, na Bahia, a mesma que pertencia à Ford; entenda os detalhes.
BYD irá produzir automóveis na Bahia
A antiga linha de montagem da Ford, em Camaçari, na Bahia, voltará a produzir modelos, só que dessa vez, da marca chinesa, BYD. A montadora assinou um protocolo de intenções com o governo local para assumir a produção da unidade.
Ao todo, está previsto um investimento de R$ 3 bilhões para a ativação de três novas linhas de montagem no local. Conforme informações do governo baiano, o retorno das atividades em Camaçari será responsável pelo desenvolvimento de 1,2 mil empregos diretos.
Os novos trabalhadores serão responsáveis por produzir caminhões e ônibus elétricos, bem como uma unidade de veículos de passeio com tecnologia híbrida e elétrica e uma unidade de processamento de lítio e ferro fosfato.
As informações sobre a intenção de assumir a unidade de Camaçari foi confirmada pela BYD, que foi questionada pelo Automotive Business. No entanto, de acordo com a própria montadora, ainda faltam detalhes que precisam de ajustes, e que seu pronunciamento oficial sobre as novas atividades fabris em solo brasileiro só será feito quando a marca resolver tais pendências com o governo local.
Para o início das atividades em Camaçari, a BYD terá incentivos fiscais que válidos até o fim de dezembro de 2031, ou seja, por 10 anos. Eles estão previstos no Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia, o Proauto, bem como no Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica, o Desenvolve.
No entanto, a marca teve que se comprometer em gerar treinamento e qualificação de mão de obra especializada para os trabalhadores da região, bem como assumir a contratação de fornecedores locais.
O que será feito na unidade
A antiga fábrica da Ford será o local onde a empresa chinesa atuará em três vertentes diferenciadas.
Entre junho de 2023 e setembro de 2024, a marca iniciaria o desenvolvimento da linha de montagem de chassis de ônibus e caminhões 100% elétricos que abastecerão a rede de transportes do Norte e Nordeste do país.
Durante o mesmo período a marca iniciará uma unidade de processamento de fosfato e lítio para a produção de baterias de veículos elétricos.
Já em 2025, mais precisamente em janeiro, a marca iniciará a produção de carros de passeio elétricos e híbridos plug-in, responsáveis por abastecer a região.
É válido destacar que atualmente os veículos da BYD são todos importados. A marca conta com 12 concessionárias espalhadas por todo o território nacional, com planos de 100 pontos de venda em 2023.
Fonte: Automotive Business
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.